Comunicação de invenção

Comunique sua invenção e acompanhe seu processo

Agora você pode comunicar sua invenção e acompanhar o andamento do processo!

Acompanhe como se cadastrar no sistema de maneira fácil e direta. Entenda também sobre os tipos de patentes que a AUIN trabalha e suas definições mais precisas no campo abaixo.

LEIA O TUTORIAL E ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR PARA FACILITAR O PREENCHIMENTO DA SOLICITAÇÃO!

• Selecione a opção comunique sua invenção e inclua seu login e senha cadastrados.

• Você terá acesso a inclusão de serviços. Preencha as informações e escolha a opção gravar. Se sua comunicação já está cadastrada, clique em formulário de Invenção, preencha com todas as informações de sua invenção. Ao final, escolha a opção de liberação: rascunho para enviar depois ou liberado para Auin para enviar definitivamente.

• Escolha a opção gravar. Para acompanhamento, clique na opção acompanhar processo, inclua seu login e senha cadastrados, em seguida clique em comunicação de invenção. Siga o tutorial abaixo para saber mais e conheça os tipos de propriedade industrial realizados pela AUIN ao final da página.

Comunique sua invenção e acompanhe seu processo:

O inicio do processo de proteção da sua invenção começa com o preenchimento completo do presente documento eletrônico intitulado “formulário de invenção” que consta no nosso sistema. Os ativos recebíveis para a proteção serão:

•Patente: é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação.

•Desenho Industrial: o registro protege a configuração externa de um objeto tridimensional ou um padrão ornamental (bidimensional) que possa ser aplicado a uma superfície ou a um objeto. Ou seja, o registro protege a aparência que diferencia o produto dos demais.

•Modelo de Utilidade: uma invenção que sendo nova e implicando atividade inventiva, consiste em dar a um objeto uma configuração, estrutura ou constituição da qual resulte alguma vantagem apreciável na prática, para seu uso ou fabrico, e cuja proteção tem uma duração de 10 anos desde a data do depósito da referida invenção.

•Programa de Computador: é um conjunto de instruções que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador. Ele é composto por um código-fonte, desenvolvido em alguma linguagem de programação.

•Cultivares: é o nome dado a uma nova variedade de planta, com características específicas resultantes de pesquisas em agronomia e biociências (genética, biotecnologia, botânica e ecologia), não existente na natureza. Nesta forma de proteção, é obrigatória a intervenção humana na alteração das características de uma planta para a obtenção de uma nova variedade da espécie, que não é encontrada no meio ambiente.