2º Fórum de Inovação e Empreendedorismo em Bioeconomia

29/06/2016 - 30/06/2016

A Agência UNESP de Inovação (AUIN), em parceria com a PROPe realizou o 2º. Fórum de Inovação e Empreendedorismo em Bioeconomia  na Faculdade de Ciências Agronômicas  FCA  - Campus de Botucatu-SP

O Evento teve inicio no dia 29/06/2016 com o curso Business Model Canvas e Project Model Canvas, ministrado pelo professor Dr. Walnei Fernandes,  onde os participantes puderam elaborar seus trabalhos e construir seus projetos, utilizando a ferramenta.

No dia 30/08 realizamos palestras sobre os temas Inovação e Empreendedorismo, com o objetivo de desenvolver uma cultura empreendedora na comunidade acadêmica.

MESA DE ABERTURA

Profa. Dra. Vanderlan da Silva Bolzani – (IQ-UNESP) e Diretora da AUIN

Prof. Dr. Prof. Dr. João Carlos Cury Saad – Diretor de Botucatu

Sr. Carlos Alberto Costa – Secretário da Ciência e Tecnologia de Botucatu

Prof. Dr. Antônio Vicente da Silva – Diretor Executivo do Parque tecnológico de Botucatu

MEDIADOR: Prof. Dr.  Luiz César Ribas

Palestra: Apresentação da Agência de Inovação

Profa. Dra. Vanderlan da Silva Bolzani

Palestra:  Da Startup ao Sucesso

Sr. Henrique Teixeira – Sebrae

Palestra:  Desafiando fronteiras – Projeto de Transferência de Tecnologia para França

Sr. Cyrille Munhoz – Consulado da França

Palestra: Desenvolvendo novos fármacos da bancada  para o mercado global

Sr. David Pinheiros – Biozeus

Palestra: Programa de Pesquisa para Inovação Tecnológico da FAPESP e sua Política de Propriedade Intelectual.

Prof. Dr.  Ronald Dauscha - FAPESP

Palestra: Desenvolve São Paulo

Sr. Mauro Miranda – Superintendente do Desenvolve São Paulo

Palestra: Parque Tecnológico de Botucatu

Prof. Dr. Antônio Vicente da Silva

No dia 31/08 foi realizado a oficina Pitch Elevador e a apresentação dos projetos inscritos no evento. Como o tema era Bioeconomia, tivemos 6 projetos que participaram da apresentação, primeiramente os participantes passaram por uma oficina com o objetivo de aprimorar e melhorar a oratória, logo após cada participante teve 3 minutos para falar sobre seu projeto, seguindo os critérios de Inovação, Modelo de Negócio, Investimento, Atitude Empreendedora e Defesa de Pich.

Projeto 01: Monitoramento de Controle de Ferrugem no Campo

Responsável: Vitor Muller Anunciato

Projeto 02: Horta à domicilio

Responsável: Diogo Henrique Benedetti

Projeto 03: Reaproveitamento de Resíduos

Responsável: Mauricio de Oliveira Gondak

Projeto 04: SWITCHEL

Responsável: Felipe Augusto Lameirinha Lins

Projeto 05: 2,4-D Como regulador vegetal

Responsável: Alexandre Martins Fragoso

Projeto 06: Sistema Modelar de Conversão de Resíduos Orgânicos

Responsável Alexander Alves da Silva

Nosso vencedor o Aluno Mauricio Gondak, com o projeto reaproveitamento de resíduos, que tem como proposta soluções através da conexão entre as empresas geradoras de resíduos industriais e agroflorestais através do conceito da Economia Circular. Com esta prática será possível o uso de resíduos como insumos para produção de novos produtos, promovendo o incentivo à produção sustentável, atendendo os compromissos ambientais e aos interesses econômicos da indústria.

Mauricio foi premiado com um curso a escolher em sua região seguindo os direcionamentos de inovação e empreendedorismo e uma placa de agradecimento por sua participação.

O evento contou com 32 alunos no curso de Canvas e 108 participantes entre as palestras e oficina Pitch.

Acreditamos que a Universidade tem um papel fundamental nessa formação, incentivando as práticas empreendedoras de nossos alunos, valorizando seu conhecimento através da competição, o evento trouxe a oportunidade da troca de informações, aprendizado e aprimorando os conceitos de inovação e empreendedorismo.

Últimos eventos
Conferência ANPEI 2022  -  30/11/2022 - 01/12/2022