1º Encontro de Empreendedorismo e Inovação - Unesp, Bauru

23/05/2018 - 24/05/2018

Inovação e Empreendedorismo marcam encerramento do Ei

Convergência entre a Academia e o mercado pautaram palestras e debates

O Primeiro Encontro de Empreendedorismo e Inovação (Ei!) encerrou sua programação dia 24 de maio e teve como ponto central o futuro da inovação dentro e fora da Universidade.

Henrique Croisfelts, da BICAN, conduziu a palestra “O desenvolvimento de comportamentos empreendedores e startups como alternativas para a empregabilidade” sob a ótica de um profissional do mercado em contraste com o ambiente acadêmico. O palestrante comentou sobre os diversos modelos de negócios possíveis, suas maiores ciladas e erros.

Croisfelts fez um paralelo com a formação de pesquisadores e profissionais do mercado. Para ele, é preciso que ações pontuais conectem as pessoas para oferecer soluções benéficas para ambos. Além disso, afirma ele, os pesquisadores — mesmo com estabilidade — não podem se acomodar.

Depois de Henrique, João Vitor Caires, do Impact Hub São Paulo, encerrou os trabalhos com a palestra “Empreendedorismo, Colaboração e Impacto como motores da Inovação”. A palestra trouxe um tema mais reflexivo. Falando do futuro da inovação, Caires traçou um paralelo entre o que se é produzido atualmente e como nosso conhecimento pode potencializar a inovação para solução de problemas dentro de um ecossistema de impacto. João também lembrou de propósito e motivação que, segundo ele, são os motores de transformação.

O Ei! é organizado pelo CIG (Grupo de Estudos em Comunicação, Inovação e Gestão) e pelo CEU (Centro de Empreendedorismo Universitário) e conta com apoio da Agência Unesp Inovação. Maria Eugênia Porém, co-idealizadora do evento, ainda não pensa no futuro, mas acredita que novos modelos de eventos como esse podem surgir. “Podemos unir as empresas juniores com as atividades de inovação que já temos dentro da universidade, além disso, pensar em modelos mais abrangentes para novos anos”, afirma.

Questionada sobre novas edições Magê, como é conhecida a professora, projeta possibilidades. “Ainda não temos nada de concreto. A hora é de descansar e comemorar. Podemos, talvez, ter um evento anual, bianual, depende muito. Por hora, estamos felizes com o resultado da primeira edição!”, completa.

Texto por: Luis Felipe Silva, bolsista de Empreendedorismo e Inovação/ AUIN

Fotos por: Cesar Collino e Gabriele Alves

Página do evento no facebook: https://www.facebook.com/EIUnespBauru