AUIN

Logo AUIN V1
   

Inovação Social

Proposta da AUIN

Constituem tecnologias sociais as inovações que atendem às necessidades da sociedade, mas não justificam o investimento em uma patente, devido à simplicidade ou falta de mercado disposto a pagar por ela. Geralmente, trata-se de um produto, técnica ou processo de baixo custo e fácil aplicabilidade.

 

As inovações sociais podem ser utilizadas por pequenas empresas, empresas familiares, órgãos públicos, além de serem difundidas pelos próprios pesquisadores e alunos, sempre com foco em melhorar a qualidade de vida das pessoas. 

 

Por meio delas, é possível potencializar o desenvolvimento econômico e social tanto de pequenos grupos e comunidades, quanto de toda a população, atendendo a demandas como educação, alimentação, habitação, meio ambiente, capacitação, entre outras, por meio do alinhamento dos conhecimentos técnicos-científicos com os saberes populares. 

 

Esse tipo de tecnologia tem sido cada vez mais reconhecido como um novo modelo de produção da ciência devido a sua aplicação em prol do bem-estar da sociedade. Destaca-se, nesse sentido, o apoio das Instituições de ensino e pesquisa junto às iniciativas de movimentos sociais, organizações comunitárias e outras vertentes que atuam no desenvolvimento destas soluções tecnológicas. Tais soluções são aplicadas a contextos socioeconômicos e ambientais de territórios específicos, mas podem e devem ser reaplicadas, adaptadas e otimizadas no dia a dia. 

A Agência Unesp de Inovação, nesta nova trajetória, tem o propósito de reunir, catalogar e incentivar as diversas iniciativas de tecnologia social geradas pela comunidade da UNESP. Para isso, estamos organizando um fluxo na nova plataforma da AUIN para a captação e organização das tecnologias sociais desenvolvidas pela UNESP, e em breve compartilharemos novidades.