Agência Unesp de Inovação inaugura novo escritório 4.0 em SP

21/12/2020
Espaço no prédio da Reitoria foi planejado para dar a infraestrutura necessária à Agência

reitor da Unesp, professor Sandro Valentini, o chefe de gabinete da Reitoria, professor Carlos Vergani, e o diretor da Agência Unesp de Inovação (Auin), professor Wagner Valenti,  inauguraram na segunda-feira (21) o novo escritório da agência, localizado no terceiro andar do prédio da Reitoria, na região central da capital paulista.

Apelidado de “escritório 4.0”, o novo espaço possui uma área total de 137 metros quadrados, com cinco salas de escritório e uma sala de reunião. O planejamento do desenho do novo escritório considerou os tipos de trabalhos realizados na agência, com facilidades para as reuniões virtuais bem como adequação para receber os integrantes da comunidade interna e pessoas que estejam interessadas nas tecnologias desenvolvidas na Universidade.

“Temos um espaço planejado e discutido para atender a todas as necessidades dos funcionários da Auin, da comunidade unespiana que nos procura e também da comunidade externa, principalmente empresas, órgãos públicos, organizações não governamentais e, inclusive, missões nacionais e internacionais”, diz o professor Wagner Valenti. “É um espaço preparado tanto para o trabalho presencial quanto para o teletrabalho”, afirma.

A cerimônia de inauguração ocorreu de forma híbrida, com a maior parte da equipe da agência acompanhando-a pela internet, por meio de videoconferência transmitida ao vivo pelo canal da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp no Youtube

“Quando o (banco) Santander nos desafiou para que no convênio houvesse um foco na área de inovação e empreendedorismo, assim nós fizemos e um dos programas com maior quantidade de financiamento do convênio foi exatamente na área de inovação e empreendedorismo. Hoje temos implementada na nossa universidade uma cultura de empreendedorismo muito mais robusta do que tínhamos no início da gestão, além de toda a questão da reorganização da Agência Unesp de Inovação”, disse o professor Carlos Eduardo Vergani, durante a cerimônia de inauguração.

Ao longo dos últimos anos, a reestruturação dos processos internos da Auin, com mapeamento de atividades e de recursos disponíveis, permitiu a implantação de um sistema para gestão online dos ativos de inovação e também melhorias no fluxo de atendimento a pesquisadores e nas atividades de proteção de tecnologias, o que gerou uma maior aproximação dos cientistas da Unesp com a agência. Com o novo escritório, a ideia é que ações conjuntas da Auin com outras áreas da administração central, como a Pró-Reitoria de Pesquisa (Prope) e a Assessoria de Relações Externas (Arex), sejam potencializadas ainda mais.

“Inauguramos hoje uma nova fase da Auin na nossa universidade. A Unesp tem uma Agência Unesp de Inovação estruturada, em espaço adequado, que passa a ser uma agência de todos os professores, de todos os pesquisadores, de todos os alunos de graduação e de pós-graduação que queiram e tenham aptidão por aquela pesquisa que tenha uma aplicação imediata, de interesse da indústria, do setor produtivo”, afirmou o reitor Sandro Roberto Valentini à TV Unesp (veja o vídeo).

Em 2019, os 99 pedidos de patentes depositados pela Unesp no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), sendo 88 de titularidade única e 11 em parceria com empresas e outras organizações, colocaram a Universidade em terceiro lugar no ranking de 2019 do INPI.

Durante a solenidade realizada em 21 de dezembro de 2020, houve o descerramento da placa de inauguração do novo escritório da Auin e foi exibido um vídeo com um balanço do trabalho da agência. Assista na íntegra do vídeo.