Data4Crops, empresa filha da Unesp, está na incubadora Prospecta do Parque Tecnológico de Botucatu

22/02/2021
O empreendimento utiliza a Ciência de Dados com aplicação estratégica em questões florestais e agrícolas

De acordo com levantamentos feitos pela Agência Unesp de Inovação, a Universidade Estadual Paulista possui mais de 1500 empresas filhas, ou seja, negócios formados por quem ainda está ou já passou pela Unesp.

Dentre esse número, mais de 300 iniciativas empreendedoras estão catalogadas; uma delas é a Data4Crops, formada pelo Dr. Humberto de Jesus Eufrade-Junior, com graduação em Engenharia Florestal e doutorado em Ciências Florestais pela Unesp; e pelo doutor Albert Augusto de Assis, com graduação em Informática e doutorado em Agronomia pela Unesp. Ambos realizam pesquisas há mais de uma década na área de ciências agrárias, e desenvolveram a empresa com o objetivo de criar um elo entre a era dos dados e a academia para gerar soluções inteligentes e aplicadas em negócios florestais e agrícolas.

humberto-m18_u34_22022021104146

Humberto de Jesus Eufrade Júnior.

albert-m18_u34_22022021104221

Albert Augusto de Assis

Assim, a empresa se constitui como uma startup que realiza a análise de dados estruturados que contribuem para a tomada de decisões assertivas e seguras em um dos setores nos quais o Brasil mais se destaca. Humberto, um dos sócios da empresa, explica: “Por meio da análise do banco de dados dos nossos clientes, contribuímos de forma estratégica em todas as etapas do agronegócio, desde a escolha da semente, até a colheita e o transporte da matéria-prima. Em todo o processo, trabalhamos para aumentar a produtividade, promover o uso eficiente dos recursos naturais e de insumos como os fertilizantes, e ainda buscamos a redução de custos e a otimização de cada etapa”.

Ainda segundo Humberto, um dos diferenciais da empresa reside no fato de agrupar pesquisadores das áreas de ciências agrárias, computação e estatística, que propõem soluções baseadas em inteligência artificial, além de análises preditivas e multivariadas. Para isso, os clientes da Data4Crops têm acesso a uma plataforma digital com relatórios dinâmicos e painéis customizados, o que facilita bastante a compreensão das informações.

data4crops-m18_u34_22022021104721

A fim de potencializar ainda mais os diferenciais, recentemente a empresa se instalou na Incubadora Prospecta, iniciativa localizada na Fazenda Lageado da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp Botucatu e gerenciada pelo Parque Tecnológico do município. A Prospecta visa fomentar a criação de micro e pequenos negócios inovadores, auxiliando-os na gestão e promovendo a consolidação no mercado, e atualmente conta com 9 empreendimentos residentes, sendo a maioria deles formados por empreendedores que passaram pela Unesp, como é o caso da Data4Crops.

Para saber mais sobre a startup acesse:

SITE