AUIN

Logo AUIN V1
   

Notícia

Pesquisadores da Unesp Ilha Solteira criam dispositivo que esteriliza o ar e as superfícies com lâmpada UV-C, eliminando o vírus da COVID-19

09/04/2021
Invenção tem o diferencial de ser acionada de forma automática e segura em locais que, por alguns instantes, se mantêm sem a circulação de pessoas  

A pandemia do COVID-19 intensificou inúmeras iniciativas na Universidade Estadual Paulista como forma de combater o vírus e mitigar os efeitos gerados pela situação. Inclusive, é possível conferir alguns relatos sobre isso no portal "Memória Covid-19", que está em atualização constante.   

Uma das ações de destaque no contexto  foi viabilizada por um grupo de pesquisadores do câmpus de Ilha Solteira. Eles desenvolveram um equipamento automático que, com a utilização de uma lâmpada azul com radiação ultravioleta do tipo C (UV-C), esteriliza o ar e superfícies de ambientes que, por alguns instantes, fiquem sem a presença de pessoas.

A radiação –  liberada automaticamente por cerca de 30 segundos quando não existem indivíduos no ambiente em que o dispositivo está instalado – quebra a cadeia de DNA do vírus Covid-19 e suas variantes, e também pode eliminar outros tipos de vírus, bactérias, fungos e demais micro-organismos.

foto-com-formando-mais-clara-usaressa-m18_u34_09042021094528

Exemplificação do dispositivo com a luz

A proposta é uma alternativa viável e segura que pode ser instalada em instituições de ensino, hotéis, conjuntos residenciais, metrôs, supermercados, entre outros espaços compartilhados por um grande número de pessoas.

A estruturação da invenção ocorreu em um contexto marcado pela ação coletiva da Unesp de Ilha Solteira no enfrentamento da pandemia. Docentes e discentes da Unesp se engajaram em diversas frentes de trabalho: inicialmente, eles produziram equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais de saúde e, com a montagem de uma estrutura com 18 impressoras 3D, conseguiram viabilizar mais de 5000 EPI’S, contemplando mais de 60 municípios e entidades da região noroeste paulista em 4 meses de produção.

Na sequência, o grupo de pesquisadores iniciou o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos equipados com a radiação ultravioleta do tipo C para a esterilização de superfícies. Assim, foi criado um rodo eletrônico para a utilização no chão, e o farolete manual de radiação UVC para ser aplicado em superfícies em geral.

Então, em junho de 2020, o prof. dr. Edvaldo Assunção, um dos participantes do projeto, começou a pensar em formas de estruturar sistemas de esterilização úteis não apenas para superfícies, mas também para a esterilização do ar. Ele conta que a inquietação nasceu da observação de situações de inúmeras pessoas expostas ao vírus no dia a dia, como é o caso de sua filha, que reside em outra cidade em um condomínio, e como tal, circula por ambientes compartilhados.

Para desenvolver uma nova proposta para esse contexto, foi construído um grupo de trabalho formado por:

 

edvaldo-m18_u34_09042021093839

Edvaldo Assunção

Prof. Dr. Edvaldo Assunção: tem experiência na área de Engenharia Elétrica com ênfase em Teoria de Sistemas de Controle e Automação Eletrônica. Ele é membro pesquisador do Grupo de Pesquisa “Sistemas de Controle e Automação”, e membro sênior da Sociedade Brasileira de Automática (SBA).

 

 

 

 

 

marcelo-teixeira-m18_u34_09042021093858

Marcelo Teixeira

Prof. Dr. Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira: tem experiência na área de Engenharia Elétrica com ênfase em Teoria de Sistemas de Controle e Automação. Ele é professor titular no câmpus de Ilha Solteira, atua como membro da Comissão de Avaliação de Cursos de Pós-Graduação da Área de Engenharias IV da CAPES, e é editor associado do IEEE Transactions on Fuzzy Systems.  

 

 

 

 

 

aparecido-m18_u34_09042021093910

Aparecido de C. 

Prof. Dr. Aparecido Augusto de Carvalho: atua na área de Engenharia Elétrica com ênfase em Engenharia Biomédica. Ele é professor titular no câmpus de Ilha Solteira, coordenador do Laboratório de Instrumentação e Engenharia Biomédica (LIEB) e teve experiência como secretário da Diretoria da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

 

 

 

 

 

marcelo-sanches-m18_u34_09042021093819

Marcelo S.

Prof. Dr. Marcelo Augusto Assunção Sanches: atua na área de Engenharia Elétrica com ênfase em Engenharia Biomédica. É membro do grupo “Instrumentação Eletrônica e Pesquisa” e realiza contribuições em linhas de pesquisa ligadas à LabView, Instrumentação Biomédica, Controle e Instrumentação, entre outras.

 

  

 

 

 

ricardo-m18_u34_09042021093921

Ricardo Xavier

Ms. Ricardo Taoni Xavier: doutorando no câmpus de Ilha Solteira, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. É membro estudante da Society for Neuroscience (SFN), Membro pesquisador do Laboratório de Instrumentação e Engenharia Biomédica (LIEB) e do Translational Neural Engineering Lab (TNE Lab), com experiência nas áreas de Matemática e Engenharia Elétrica.

 

 

 

 

O professor Edvaldo Assunção destaca que a expectativa comum do grupo é poder, de alguma forma, amenizar ou até mesmo solucionar grande parte da pandemia que o mundo vem enfrentando. “Queremos disponibilizar esse sistema para a sociedade o mais rapidamente possível, e estamos trabalhando incansavelmente para que isso ocorra com o objetivo de salvar vidas dia após dia. Entendemos que a transferência de tecnologia para a indústria é a solução mais rápida para atender a essa perspectiva. Contamos com o apoio da Agência Unesp de Inovação para isso, que nos acolheu de forma muito especial, e direcionou os caminhos corretos para a estruturação de um projeto fundamentado dentro das gestões dos processos de patente, e embasado em vertentes empreendedoras e inovadoras. Hoje temos certeza da importância da AUIN no processo de registro e divulgação da nossa invenção, e essa parceria consolidada completa nossas expectativas e perspectivas”, ressalta.  

O doutorando Ricardo Xavier complementa exaltando que existe uma ligação direta entre tecnologia, pesquisa, ciência e evolução viabilizada pelo ambiente universitário. “É preciso defender a universidade pública com ensino gratuito e de qualidade, pois é desse ambiente que se originam grandes inovações que beneficiam diretamente a sociedade. Muitas vezes fluem ideias das mais diversas naturezas, mas elas são abafadas ou descontinuadas por inseguranças e dificuldades. Com a invenção que geramos na Unesp, aprendemos que é possível viabilizar uma proposta em um espaço de aprendizagem, com ferramentas simples e palpáveis. Os departamentos, as estruturas e as pessoas à nossa volta se envolveram integrando energia e ação para um bem comum, e isso é incrível”.

 

Ouça o podcast da Unesp feito especialmente para trazer detalhes da invenção clicando AQUI

 

Confira a matéria realizada pela TV Tem (afiliada da Rede Globo) sobre a invenção clicando AQUI

 

Acesse o perfil tecnológico dessa invenção clicando AQUI 

 

Autoria da matéria: Tainah Veras.