AUIN

Logo AUIN V1
   

Notícia

AUIN viabiliza cursos da ANPROTEC para ambientes de inovação 

12/04/2021
As iniciativas de aprendizagem têm o objetivo de fortalecer a cultura do empreendedorismo e da inovação na Unesp por meio do compartilhamento de conhecimentos e práticas

Entre os meses de março e abril de 2021, sete líderes de ambientes de inovação da Unesp tiveram a oportunidade de conectar-se com pessoas de todo o país que, assim como eles, desenvolvem iniciativas de empreendedorismo e inovação, além de consolidarem o repertório sobre a gestão de seus espaços. 

A Agência Unesp de Inovação tomou conhecimento sobre os cursos oferecidos pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) e, respondendo ao interesse de membros da comunidade unespiana, viabilizou o acesso às formações online e ao vivo: "Planejamento e Implantação de Ambientes de Inovação" e "Implantação do Modelo Cerne de gestão de incubadoras".  

O prof. dr. Marcelo Orlandi, assessor da AUIN, destaca: "O patrocínio da AUIN para a participação de líderes dos ambientes de inovação nesses cursos tem o objetivo de modernizar as práticas do dia a dia, além de fortalecer a proximidade entre pessoas dos diferentes câmpus com a Agência para que, em conjunto, seja possível fortalecer a nossa divulgação e melhorar os serviços prestados". 

A formação "Planejamento e Implantação de Ambientes de Inovação" ocorreu entre os dias 15 e 29 de março no período noturno, entre 18h e 21h, com a realização de exercícios para além do horário das aulas. Ela foi ministrada por Carlos Eduardo Negrão Bizzoto, coordenador de projetos da ANPROTEC, consultor credenciado InfoDev/Banco Mundial em incubação de empresas e consultor técnico no Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação CERTI. Participaram do curso: profa. dra. Denise Fecchio, coordenadora do NETI (Núcleo de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação da Faculdade de Medicina da Unesp Botucatu); profa. dra. Flávia Aranha, coordenadora do IBIT (Escritório de Inovação e Tecnologia do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu); profa. dra. Silvia Angélica de Carvalho, coordenadora do INETEC (Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp Botucatu); prof. dr. Darío Palmieri, coordenador do ambiente de inovação da Unesp de Assis; prof. dr. Giovanni Gozzi, coordenador do Ambiente do Ambiente de Empreendedorismo e Inovação da Unesp de Rio Claro. 

Confira depoimentos de alguns dos participantes sobre a experiência:

 

flavia-m18_u34_12042021094842

Flávia Aranha

"Foi uma imersão muito positiva ao longo de 11 dias; no curso, conhecemos várias ações no Brasil nas regiões do nordeste, sul e sudeste, e também tivemos acesso a conteúdos que agregaram muito conhecimento. Agora estamos mobilizados em alinhar o que ouvimos e desenvolvemos com as ações da AUIN, buscando colocar em discussão e prática o fortalecimento do ecossistema de inovação da Unesp". 

 

 

 

  

 

 

silvia-m18_u34_12042021094828

Silvia de Carvalho

"O curso trouxe uma proposta prática e assertiva para a implantação de ambientes de inovação. A ideia é iniciar um ambiente com o diagnóstico do ecossistema local, entendendo os atores e as estruturas disponíveis, estimulando a colaboração. Então, a partir do diagnóstico, pensa-se em uma proposta possível para a realidade. A lógica é começar de forma enxuta, validando hipóteses, trocando ideias, e, pouco a pouco, fortalecendo-se para atender às necessidades. É uma lógica interessante porque, inicialmente, não é essencial ter uma estrutura física. Sabemos que o momento é desafiador, e que fazer a articulação de atores e recursos é mais trabalhoso, mas entendo que a perspectiva de sucesso e a viabilidade acabam sendo maiores quando adota-se esse formato enxuto". 

 

 

 

 

 

 

prof-m18_u34_12042021094745

Giovanni Gozzi

"Para o ambiente de inovação que eu coordeno, que ainda está em estágio inicial de implantação, o curso foi muito importante. Ele permitiu o acesso a capacidades básicas para criar estratégias efetivas a fim de gerar empreendimentos inovadores. Fomos direcionados a identificar possibilidades de atuação que melhor se adequam a cada contexto, e tivemos contato com uma grande diversidade de modelos de Ambientes de Inovação e serviços que podem ser prestados nessas iniciativas, com modelagens básicas para isso. Depois dessa oportunidade, me sinto melhor preparado para o desafio de implantar um Ambiente que gere avanços efetivos para a universidade, para o ecossistema local de inovação e para a sociedade". 

 

 

 

 

 

 

Se o curso sobre Planejamento e Implantação de Ambientes de Inovação trouxe diversos aprendizados, não foi diferente com a formação para a Implantação do Modelo Cerne, que ocorreu entre os dias 30 de março e 08 de abril também no período noturno, das 18h às 21h, e ministrada por Carlos Eduardo Negrão Bizzoto. Ela foi realizada por Andreísa Flores e Rafael Parras, discentes de pós-graduação da Unesp e líderes da Incubadora Inovajab , do câmpus de Jaboticabal. Leia o depoimento de Andreísa sobre a experiência:

 

andreisa-m18_u34_12042021094718

Andreísa Flores

"Participar da iniciativa foi muito importante para a Inovajab. Tivemos várias trocas de experiências com outros ambientes do Brasil, de regiões como norte, nordeste e sul, ampliamos o networking, vimos como outras iniciativas funcionam, recebemos dicas, e percebemos que muitas das nossas dificuldades também são comuns aos demais ambientes. Isso reforça o desafio, mas ao mesmo tempo demonstra que estamos alinhados ao ecossistema de inovação nacional e que, juntos, podemos minimizar os obstáculos. Também foi muito bom ver que a Inovajab, apesar de ainda não ter a certificação Cerne, já trabalha alinhada com as práticas necessárias ao Modelo, e pretende conquistar essa certificação para beneficiar a comunidade e ampliar a efetividade da incubadora". 

 

 

 

 

 

 

A Agência Unesp de Inovação espera promover, sempre que possível, outras oportunidades de capacitação e aprimoramento como as que foram viabilizadas com os cursos da Anprotec. Inclusive, no dia 05/05/2021, das 10h às 11h30, haverá uma reunião aberta para que os participantes que fizeram o curso de Planejamento e Implantação de ambientes de inovação compartilhem os principais pontos abordados no curso. Assim, a ideia é que o grupo pense de forma conjunta em soluções a serem viabilizadas na Unesp. A reunião ocorrerá de maneira online pela plataforma Google Meet, e, caso queiram, membros da comunidade unespiana que estejam pensando em estruturar ambientes de inovação também podem participar. Para isso, basta enviar um e-mail para auin@unesp.br até o dia 03/05 para que seja enviado um invite.