AUIN

Logo AUIN V1
   

Notícia

Projeto patenteado pela AUIN desenvolve metodologia de reciclagem sustentável e facilitada para elementos de baterias de smartphones

24/11/2021

Pesquisadores do Centro de Tecnologias Avançadas e Sustentáveis (CAST) da Unesp de São José da Boa Vista, desenvolveram uma metodologia hidrometalúrgica de reciclagem que permite a restauração de materiais presentes em baterias de lítio-íon descartadas e a reutilização destes materiais em novas baterias. A inovação representa uma alternativa sustentável e de baixo custo à produção das mencionadas baterias, que são utilizadas em equipamentos de uso diário, em especial nos smartphones.

Segundo reportagem publicada no portal de notícias da Unesp, a metodologia tem como base a estratificação de camadas presentes na bateria e a utilização de soluções reagentes que promovem a seleção facilitada dos componentes. De acordo com Mirian dos Santos, em entrevista ao Jornal Unesp, a tecnologia permite que após a separação, os elementos internos sejam recuperados de forma independente. “Um dos diferenciais deste processo está no fato de usarmos reagentes que sejam amigáveis ambientalmente, um dos focos do nosso grupo de pesquisa”, ressalta Mirian.

A  técnica criada pelos pesquisadores da Unesp soluciona a questão metodológica que dificultava a reciclagem eficiente dos elementos das pilhas de lítio-íon, os quais eram extraídos por processos de moagem ou combustão, ambos prejudiciais ao meio ambiente pelo descarte de resíduos sólidos e gases tóxicos, conforme expõe o coordenador do CAST, José Augusto Vieira, ao Jornal Unesp.

O potencial da metodologia foi reconhecido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que concedeu recursos à elaboração do projeto, e pela empresa Energy Source, que contratou a invenção a partir do processo de licenciamento de patente estabelecido com a Agência Unesp de Inovação. Os interessados em conhecer mais sobre a pesquisa, devem acessar o periódico Resources, Conservation and Recycling, no qual há um artigo contendo as principais descobertas realizadas pelo CAST.