Equipe do Laboratório Nanotecnologia Ambiental da Unesp é premiada em competição nacional de inovação

26/11/2021

Em um evento online, ocorrido em 24 de novembro, a Bayer e a Life-Hub São Paulo divulgaram a lista de vencedores do prêmio “Mentes da Inovação”, uma iniciativa que tem como objetivo o impulsionamento da ciência produzida no Brasil e a atribuição de reconhecimento a  estudantes com trabalhos inovadores de ciência aplicada nas categorias de Saúde e Agricultura, voltados para a criação de produtos e soluções ou novos modelos de negócio que gerem desenvolvimento, inovação, valor econômico e social, de acordo com o site da Bayer.

Entre os estudantes que receberam o reconhecimento está a equipe do Laboratório de Nanotecnologia Ambiental da Unesp. Os representantes do LNA submeteram o projeto “Nanobiopesticidas: uma solução tecnológica sustentável para produção de alimentos seguros e melhoria da qualidade de vida” à premiação e foram selecionados como um dos 6 grupos finalistas na categoria Agricultura. O grupo unespiano era composto por: Dr. Jhones Luiz de Oliveira, Dra. Estefania Vangelie Ramos Campos, Dr. Anderson do Espírito Santo Pereira, Dr. Lucas Bragança de Carvalho e Dr. Leonardo Fernandes Fraceto (supervisor).

Ficaram curiosos para conhecer o trabalho unespiano premiado? Confiram a descrição completa do projeto abaixo:

Os compostos de origem botânica, como óleos essenciais, têm demonstrado ser uma alternativa promissora para utilização em programas de manejo integrado de pragas e doenças e por consequência a promoção de uma agricultura mais sustentável (ODS2). Uma vez que esses compostos apresentam um espectro variado de ação pesticida e/ou de repelência o que pode evitar a seleção de resistência em populações de pragas. Ademais, devido a origem natural, muito desses compostos apresentam baixa toxicidade para organismos não-alvo e desta forma contribuindo com o aumento da produção agrícola com uma menor quantidade de resíduos de pesticidas, aumentando assim a segurança alimentar (ODS2, ODS3, ODS12). Apesar dessas vantagens, devido a baixa estabilidade e também a degradação prematura, esses compostos podem apresentar baixa efetividade de controle. Neste contexto, que a presente solução apresenta o desenvolvimento de diferentes formulações baseadas em nanotecnologia para encapsulação de compostos de origem botânica, visando aplicações agrícolas sustentáveis e que irão agregar valor a indústria de insumos devido à inovação dos produtos de controle de pragas, trazendo assim um melhor manejo de pragas e doenças, tornando assim a agricultura mais competitiva e gerando mais riquezas (ODS9). As formulações nanotecnológicas são baseadas em polímeros e proteínas biodegradáveis e biocompatíveis associadas a moléculas naturais capazes de atuarem no controle de pragas e doenças. Os resultados têm demonstrado que os diferentes sistemas possuem capacidade de proteger os compostos botânicos de degradação por fatores abióticos. Ademais, as soluções desenvolvidas foram caracterizadas por diferentes técnicas e demonstraram possuir menor toxicidade em diferentes modelos e baixa fitotoxicidade em diferentes espécies de plantas. As soluções também apresentaram efetividade biológica contra diferentes pragas agrícolas, tanto em condições de laboratório, como também em condições de semi-campo. Neste contexto, a presente solução a base de nanobiopesticidas se encontra em um estágio de maturidade tecnológica (TRL 5 e 6) capaz e ser transferido para o setor industrial com o objetivo de promover benefícios socioambientais e econômicos em âmbito nacional e global, contribuindo assim para atingir alguns dos objetivos para o desenvolvimento sustentável proposto pelas Nações Unidas.