Vestibular Unesp 2023 oferece a possibilidade de tradução da prova em Libras

04/06/2022

No Unesp Inova desta semana, falaremos sobre uma iniciativa que vai aumentar a acessibilidade da prova de ingresso nos cursos de graduação da Unesp. O vestibular de 2023, organizado pela Vunesp, vai oferecer a possibilidade de tradução da prova em Libras (Língua Brasileira de Sinais), reconhecida como língua oficial da comunidade surda brasileira pela Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002.

Essa iniciativa foi pensada para fomentar a inclusão na Universidade e facilitar o ingresso de alunos surdos em um curso superior. A prova, que será a mesma para ouvintes e não ouvintes, será filmada e disponibilizada em Libras para os vestibulandos. A Unesp é a primeira universidade estadual paulista a adotar essa prática.

Desde 2017, o guia prático da Unesp é disponibilizado em Libras. Atualmente, os candidatos com dificuldades relacionadas à baixa visão contam com a possibilidade de realizar a prova com fontes ampliadas ou em braile. Já os candidatos surdos podem solicitar um tempo maior para a realização da prova, têm permissão para utilizar o aparelho auditivo e há a possibilidade de solicitar um fiscal que seja intérprete de Libras. Agora, contarão com a prova traduzida na língua brasileira de sinais.

Os candidatos podem se inscrever no vestibular entre  5 de setembro a 10 de outubro e as provas da primeira fase vão ocorrer no dia 15 de novembro. Mais informações podem ser encontradas no Manual do Candidato.

Iniciativas aumentam a diversidade nas Universidades, gerando inclusão e  oportunidades.

Quer ver mais iniciativas como essa? Siga as nossas redes sociais no link abaixo e não perca nenhuma novidade da AUIN!