Projeto Astrominas

18/06/2022

O projeto Astrominas  é voltado a garotas de 14 a 17 anos e oferece cursos gratuitos e rodas de conversas com astrônomas renomadas e cientistas brasileiras.

O Astrominas é um evento criado por um grupo de mulheres do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP e de outras instituições da área de exatas. Na edição de 2021, participaram as professoras da Unesp Drª Daniela Cardozo Mourão e a Drª Silvia Winter, que lecionam no Departamento de Matemática do Campus de Guaratinguetá/SP. Muitas das pesquisadoras participantes também contam com a formação unespiana.

Para facilitar o acesso de jovens meninas à Universidade, especialmente nos cursos de exatas, ciência e tecnologia, o projeto possibilita que as estudantes da educação básica desenvolvam habilidades relacionadas ao conhecimento científico e enxerguem essas áreas como possibilidade de carreira.

As 400 vagas oferecidas serão sorteadas entre as inscritas. O projeto conta também com cotas de 20%  para PPI e 60% para estudantes de escola pública.

Iniciativas como essa são um passo para a construção de uma ambiente acadêmico com mais igualdade de gênero.

Quer ver mais iniciativas como essa? Siga as nossas redes sociais no link abaixo e não perca nenhuma novidade da AUIN!