Bibliotecas unespianas contarão com tecnologia assistiva

02/07/2022

No Unesp Inova desta semana, falaremos sobre uma iniciativa que vai facilitar o acesso dos usuários com deficiência ao acervo bibliográfico da Unesp, tanto nos ambientes físicos, como nos  digitais.

Em uma iniciativa conjunta entre a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), foram adquiridos digitalizadores, que permitem que textos sejam ouvidos ou lidos em letra ampliada, e equipamentos que transformam o texto digital no sistema braille, passando o conteúdo digital para o sistema táctil. Essa tecnologia assistiva, que conta com estímulos auditivos e visuais, pode ser utilizada por qualquer pessoa, até mesmo para a tradução de textos em outras línguas.

Em 2013, foi realizado um mapeamento realizado pela Coordenadoria Geral das Bibliotecas (CGB),  que identificou demandas por atendimento de pessoas com deficiência no ambiente acadêmico e instaurou o Serviço de Inclusão e Acessibilidade à Informação. Essas ações estão ligadas à Política de Acessibilidade e Inclusão da Universidade, instituída em 2020, um documento que reconhece o direito à acessibilidade e à inclusão das pessoas com deficiência e com outras necessidades educacionais específicas.

Iniciativas como essa aumentam a diversidade nas Universidades, gerando inclusão e igualdade.

Quer ver mais iniciativas como essa? Siga as nossas redes sociais no link abaixo e não perca nenhuma novidade da AUIN!