Unesp participa do Programa Astro-Roche

12/09/2018

No dia 05 de setembro de 2018, a Agência Unesp de Inovação participou do Programa Astro (Applied Siciences Trail Roche), em São Paulo. Trata-se do primeiro programa de aceleração da Roche de grupos de pesquisa do Brasil.

O "Programa de aceleração de tecnologias ASTRo", segundo a Roche é composto por atividades em grupo e individuais que propõe o desenho de proposta de valor, construção de plano experimental e de pesquisa, além da definição de modelo de negócios e plano de comercialização de tecnologias na área da saúde.

A Unesp esteve entre as Instituições de ensino participantes ao lado de pesquisadores que tinham suas tecnologias vinculadas a AUIN. Para a gerente de transferência de tecnologia da agência, Rita Costoya, a Roche tem uma visão de pesquisa bem definida em seus processos e também entende que precisa buscar apoio externo. “Ela está muito interessada em repassar o seu andamento em pesquisa para que a comunidade acadêmica possa entender os riscos e investimentos realizadas em pesquisas na área de saúde”, comenta Rita.

Processo de participação

Para participar do programa foi necessário que cada pesquisador preenchesse um formulário com várias informações a respeito de sua tecnologia. Por acreditar que seria uma facilitadora nesse processo, a AUIN se propôs a realizar a inscrição dos pesquisadores para ajudar no maior número de pesquisas inscritas.

“Acredito que a AUIN precisa sempre estar à frente apoiando eventos que possibilitem a aceleração de nossas pesquisas e que tenham relação de aproximação do pesquisador com a empresa”, afirma Costoya.

A docente e pesquisadora Luciana Fleury que teve a  tecnologia “Produção enzimática de peptídeos bioativos” inscrita, comenta que a interação universidade-empresa foi um dos pontos de destaque no evento, com a possibilidade de conhecer a formulação de processo e produto com benefício mútuo para as partes envolvidas. Além disso, salientou a respeito do networking e as redes de colaboração que podem ser estabelecidas nesse tipo de evento.

A professora Tamara Goldberg também esteve entre os pesquisadores participantes com a tecnologia “Efeito do uso de anticoncepcionais hormonais orais combinados sobre a massa ósseo de adolescentes por um período de dois anos” representando os demais pesquisadores envolvidos e conta que a experiência trouxe muitos temas para debate como: a interface entre o mundo acadêmico e a atividade privada; a necessidade de diálogo entre os dois polos de atuação; a formação de cientistas complementando as necessidades do mercado e da produção; a ciência básica e ciência aplicada; sustentabilidade do próximo; a burocracia na academia; a lei de inovação e o incentivo ao trabalho em equipe.

Além disso, ela menciona a aproximação com cases de sucesso como o relato da empresa Genewave que nasceu em um programa de aceleração em uma universidade americana durante um pós doutorado e na sequência foi comprada pela Roche.

A seguir, a lista de tecnologias participantes pela Unesp

1 - Novas perspectivas para o tratamento da candidíase bucal e partir da associação do peptídeo antigúngico histatina-5 e seus derivados em sistemas lipossomais nanoestruturados.

2 - Efeito do uso de anticoncepcionais hormonais orais combinados sobre a massa ósseo de adolescentes por um período de dois anos

3 - Produção enzimática de peptídeos biotivos

4 - Influência de alimento contendo biocomposto sobre  a microbiota intestinal.

5 - Avaliação da quimiocina CCL4 e CCL2 recombinante como imunoterápicos no controle de infeções intestinais por Salmonella em animais de produção de alimentos.

6 – Desenvolvimento de métodos de diagnóstico clinico

7 – Elisa Antiaquaporina 4 BR

A instituição de ensino vencedora do Programa de aceleração foi a Universidade de São Paulo (USP) com as tecnologias: Produção de FVIII , Ensaio sorológico, Imunoterapia ativa combinada, Triagem de compostos, Hidroximetilnitrofural (NFOH), Ariloxazolinas. O programa também se comprometeu com um feedback individual para as instituições de ensino e a Unesp está aguardando o seu.

Mediação da Agência de Inovação

A Agência Unesp de Inovação vê em eventos assim a oportunidade de aproximar a pesquisa científica das exigências do mercado, além de poder lapidar o formato da pesquisa para que seja o mais claro em relação aos benefícios e proposta que a tecnologia se propõe a solucionar. Também acredita que o papel da agência de inovação é contribuir com o processo de interação e transferência da tecnologia.

“A  AUIN realizou todos os trâmites de inscrição do projeto, os quais eram longos e requeriam tempo. Fez esses trâmites com qualidade e transparência, dando suporte e esclarecendo as dúvidas quando necessário”, ressalta a professora Luciana Fleury.

Sobre o programa Astro, o objetivo é contribuir com o fortalecimento do ecossistema de inovação em saúde no Brasil e ainda não se sabe se haverá outra edição 2019.

Mais informações em: https://programaastro.com.br/