Auin organiza curso de redação de patentes em Parque Tecnológico de SJDC

26/10/2018
Curso foi oferecido em 09 e 10 de outubro de 2018

Nos dias 09 de 10 de outubro de 2018, a Agência Unesp de Inovação, a Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG), o Instituto de Ciência de Tecnologia (ICT) da Unesp de São José dos Campos e a Axonal Consultoria Tecnológica organizaram o curso gratuito “Redação de patentes, além dos guias”, associado a oficinas práticas, com objetivo de aprofundar o conhecimento dos participantes nos temas propriedade intelectual e patentes.

O curso foi realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos e o palestrante responsável para ministrar o curso foi Henry Suzuki, agente da Propriedade Industrial habilitado perante o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e sócio diretor da Axonal.

As principais áreas de atuação de Henry são: a prospecção, indução e avaliação de novas tecnologias, estruturação de negócios de base tecnológica e direcionamento de projetos, com foco na proteção e comercialização de propriedade intelectual.

m18_u19_28102018-10-24-06_baixa

Henry Suzuki fala aos participantes

Estrutura do curso

O curso foi dividido em blocos de apresentação. Em um primeiro momento houve a apresentação dos conceitos fundamentais na área de Propriedade Industrial como: o que é patente; o que é patenteável e não é patenteável?; como é um documento de patente?; como definir o escopo de proteção?; como é o processo de patenteamento?.

Em seguida, foram discutidos quais são os custos do processo de patenteamento e como a agência de inovação atua nesse processo. A área que tange as leis, resoluções e diretrizes também foi uma das frentes de debates.

Outro momento importante diz respeito à exposição dos erros mais comuns na hora de fazer a redação da patente e isso incluiu uma lista de estratégias de redação de descrições de invenções, reivindicações e relatórios descritivos das patentes, além da importância do sigilo em momentos do processo.

Participaram não apenas discentes e docentes da Unesp, mas também membros de outras universidades e instituições de pesquisa como membros do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Instituto de Aeronáutica e Espaço, Universidade Federal de São Paulo, entre outras instituições. Também marcaram presença algumas empresas do setor privado como a Clarke Modet, Proaxia Desenvolvimento de produtos, Minoica, entre outras.

m18_u19_28102018-10-17-05_baixa

Prof. Wagner Valenti, diretor da AUIN, compõe mesa de abertura do curso

AUIN pretende ampliar oferta do curso

Para Renan Padron, gerente de propriedade intelectual da Agência Unesp de Inovação (AUIN), um dos objetivos do curso também é capacitar a academia para que haja um olhar mais voltado para a inovação. “Muitas vezes passa pelos pesquisadores algo que tem um caráter mais comercial que pode ser protegido por patente e até explorado no futuro - a título oneroso e não oneroso. Mas muitos deles, hoje em dia, por falta de informação ou de treinamento não sabem identificar quando uma oportunidade dessa aparece”, comenta Padron.

Com o intuito de contribuir cada vez mais com essa capacitação, a AUIN pretende oferecer o mesmo curso no ano de 2019 em outras unidades universitárias da Unesp, além de ampliá-lo para outros parques tecnológicos. Próximas datas e locais serão informadas posteriormente na plataforma online da agência.

A AUIN acredita também que o curso além de capacitar profissionais, também aproxima a agência de inovação do potencial inovador que a Unesp possui e contribui para que os cientistas consigam identificar as oportunidades e saber recorrer à agência de inovação nesse processo.

m18_u19_28102018-10-24-19_baixa