AUIN lança a Plataforma de Empreendedorismo da Unesp

01/10/2018
+Empreendedorismo: conheça o ecossistema de inovação da Unesp

Agência Unesp de Inovação (AUIN) criou um mapa do ecossistema de empreendedorismo e inovação, que reúne todos os tipos de ações empreendedoras que ocorrem nos câmpus da Universidade ou estão relacionadas a eles.

Platatorma de Empreendedorismo da AUIN possibilita que empreendedores se conectem e se inspirem em ações que estão ocorrendo nos câmpus. No mapa do Ecossistema de Inovação, é possível encontrar algumas iniciativas como as chamadas “Empresas Filhas” da Unesp, startups e spin-off, ambientes de inovação que incluem incubadoras, coworking, dentre outros espaços, além das empresas juniores e parques tecnológicos dos quais a Unesp participa.

A Universidade subiu mais de 20 posições desde 2017, tornando-se a quinta mais empreendedora do Brasil, segundo o Ranking da Brasil Júnior, principal instituição no país que avalia as instituições de ensino superior nessa área, considerando se a comunidade acadêmica está inserida em um ecossistema favorável que desenvolve a sociedade por meio de práticas inovadoras. Além disso, a Unesp também recebeu o Selo IAE do Ministério da Educação (MEC), sendo a primeira universidade estadual de São Paulo qualificada dessa forma.

As iniciativas de empreendedorismo na Unesp tem o apoio do Convênio Unesp/Santander e do Programa da Instituição Amiga do Empreendedor do Ministério da Educação.

“É uma maneira de incentivar as ações empreendedoras que já ocorrem de forma espontânea na Universidade e podem ser potencializadas, conectando os atores dessas iniciativas e mostrando para a sociedade práticas que buscam a inovação e retroalimentam esse ecossistema de empreendedorismo da Unesp”, afirma Guilherme Wolff Bueno, assessor da AUIN e gestor do programa de empreendedorismo do Convênio Unesp/Santander.

Vitrine  Outro destaque da plataforma da Agência Unesp de Inovação é a Vitrine do Empreendedorismo, que apresenta várias iniciativas para aqueles que buscam a cultura empreendedora na Unesp. Na plataforma, também é possível descobrir algumas disciplinas de professores que abordam a temática nos cursos de graduação da Universidade.

O conteúdo da plataforma está sendo aprimorado e incorporando mais iniciativas e informações. Para se conectar ao ecossistema de empreendedorismo e inovação da Unesp, basta  preencher o formulário a seguir: Formulário do parceiro de inovação. Se você está na Universidade e conhece alguma startupspin-off ou empresa filha da Unesp que desenvolve um trabalho, conte para a AUIN.