Bolsa de Pesquisa: Doutorado Acadêmico para Inovação - DAI/CNPq

17/04/2019
Formação empreendedora de doutorandos para aumento da competitividade de empresas por meio da inovação científica empresarial

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), publicou um edital relacionado ao Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI). O DAI é conduzido pela Comissão Gestora, composta por membros da AUIN, PROPG e PROPE.

O DAI é um Programa Institucional da Unesp em parceria com o CNPq que pretende fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação na UNESP, por meio do envolvimento de estudantes de doutorado em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas. A Unesp é uma das 38 instituições selecionadas para receber cotas de bolsas do programa (Ver notícia https://auin.unesp.br/noticias/446/unesp-e-contemplada-com-bolsa-de-doutorado-para-inovacao-do-cnpq).

O programa envolve duas parcerias institucionais, a UNESP e empresa parceira para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação em instalações próprias. Serão oferecidas até 10 (Dez) bolsas de Doutorado, exclusivas para esse programa.

Nesse Programa, o bolsista desenvolverá sua tese como estudante regular em um curso de pós-graduação existente da Unesp, devendo ter um orientador acadêmico e um supervisor junto à Empresa Parceira, à qual o projeto de doutorado está relacionado.

O aluno, orientador acadêmico e supervisor industrial deverão, em comum acordo, estabelecer um projeto de pesquisa relacionado à temática proposta pela empresa e áreas de concentração do PPG.

Serão permitidas inscrições no DAI para alunos regularmente matriculados, ou candidatos em processo de seleção em Doutorados de PPGs da UNESP, sendo que os candidatos regularmente matriculados devem ter até 6 meses de matrícula no PPG, no momento da inscrição no DAI.

No momento da implementação da bolsa, o candidato deverá estar matriculado em curso de Doutorado de Programa de Pós-graduação da UNESP e, em até 6 meses após a implementação da bolsa, entregar para a Comissão Gestora do DAI um projeto de pesquisa no modelo do programa PIPE/FAPESP.

As inscrições serão realizadas por meio do site da Propeg no período de 06/05 à 24/05/2019.

A integra do edital pode ser acessada no link abaixo:

Edital 05/2019 - UNESP - PROPG/AUIN/PROPE