Evento em Botucatu discute Inovação Aberta e Ecossistema de Inovação

25/04/2019
Pint of Innovation proporcionou o compartilhamento de ideias e o desenvolvimento de conexões em um ambiente informal

Como fomentar conexões perenes entre os empreendedores, e destes empreendedores com a comunidade, a universidade e os institutos de pesquisa? De que maneira desenvolver um ecossistema inovador que se estruture de forma colaborativa a partir de características brasileiras? Como utilizar a essência inovadora das startups para criar projetos em grandes empresas?  Essas foram algumas das questões discutidas no evento “Pint of Innovation”, organizado pelo Ambiente de Inovação Inetec (Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo), vinculado à Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu.

A iniciativa ocorreu no dia 24 de abril das 19h às 22h em um formato bastante descontraído, reunindo estudantes, professores, empreendedores e outros interessados no estabelecimento Vila Madalena do interior de São Paulo. Segundo a profa. dra. Silvia de Carvalho, responsável pelo Inetec e pelo evento, a proposta foi promover, de maneira informal, reflexões sobre a temática da inovação para além da esfera da Universidade, além de ampliar o conhecimento e a visibilidade do Inetec para que ele seja reconhecido como um Centro de Referência e um facilitador de experiências de tecnologia, empreendedorismo e inovação junto a diferentes públicos da cidade.

Para abordar a temática escolhida para o evento, estiveram presentes alguns representantes do Onovolab , entre eles Pedro Apolloni, Product Owner, e Yukio Meira, de Ecosystems & Communities.

Pedro e Yukio comentaram que os fundadores do Onovolab desenvolveram a proposta considerando especialmente duas insatisfações: o fato de serem realizados diversos eventos de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, como é o caso da Campus Party , e de ocorrerem dificuldades para dar continuidade às ideias e conexões geradas nessas iniciativas depois que elas terminam; e a tendência de replicar experiências do exterior, como é o caso do que é feito no Vale do Silício, sem que muitas vezes haja uma preocupação em refletir sobre as características e comportamentos do contexto brasileiro, desenvolvendo um ecossistema pautado na diversidade, nos relacionamentos e nos desafios do país.

Diante desse cenário, estruturou-se um negócio com o propósito de Democratizar a Inovação, com pilares integrados de trabalho que enfocam: um ambiente localizado em São Carlos, que tem o papel de orquestrar conexões e formar pessoas através de eventos e conteúdos em diferentes áreas; a construção de um ecossistema de inovação para integrar comunidades, universidades, empreendedores e outros talentos em torno do desenvolvimento de ideias, propósitos e benefícios mútuos; e a realização de projetos com grandes empresas com o objetivo de gerar inovação nesses negócios de maneira ágil, efetiva e colaborativa.

No Pint of Innovation, além de abordar sobre a estruturação do Onovolab, Pedro e Yukio reforçaram aos participantes a importância do conhecimento das Universidades tornar-se acessível às comunidades; a necessidade de pensar em um ecossistema de inovação como algo vivo, orgânico, dinâmico, que precisa ser continuamente alimentado aproveitando a essência criativa, comunicativa e realizadora dos brasileiros; e eles ainda comentaram sobre possibilidades de diminuir o impacto dos riscos inerentes à inovação com a reinvenção de experiências, a viabilização de recompensas e o estímulo ao contágio das ideias.

Em suma, o momento propiciado pelo Inetec foi bastante produtivo,  resultou em diversas reflexões entre os presentes, e em breve outras iniciativas com esse enfoque devem ser realizadas.

m18_u34_25042019-10-59-47_baixa
m18_u34_25042019-11-00-44_baixa