Array

UNESP
AUIN | Agência Unesp de Inovação
   

Transferência de Tecnologia

Transferência de Tecnologia é o processo que permite que o conhecimento gerado dentro da universidade seja convertido em produtos e serviços que beneficiem a sociedade.

Muitas vezes, esse processo também é denominado de Transferência de Conhecimento. A tecnologia pode ser transferida de diversas formas, porém as mais comuns são o licenciamento e os acordos de desenvolvimento em parceria. Os acordos de desenvolvimento em parceria são firmados entre a Unesp e terceiros como empresas e instituições de pesquisa, visando estabelecer meios para a execução de projetos e/ou contratos de serviços tecnológicos.

O processo como um todo inclui:

  • identificar a melhor estratégia de desenvolvimento das tecnologias geradas no espaço acadêmico
  • colocá-las em uso
  • transferi-las para uma organização que promova seu aproveitamento e que pode ou não ter cunho econômico.

O papel da AUIN

A AUIN  é responsável por resguardar os direitos da Unesp e dos pesquisadores sobre os frutos da pesquisa a ser realizada.

 

Como assegurar as empresas o uso do conhecimento?

Isso acontece por meio de um contrato de licenciamento. Um licenciamento é a transferência dos direitos de uso e comercialização de uma criação da Unesp, isto é,  disponibilizar a tecnologia para que terceiros a desenvolvam sem a participação da Universidade, mediante indenização (por exemplo: royalties). 

A licença dá permissão de uso da propriedade intelectual disponibilizada pelos titulares dos direitos da mesma (no caso, a Unesp) a terceiros. No contrato estão determinadas as obrigações das partes em relação ao uso e exploração da propriedade intelectual, visando sempre o melhor desenvolvimento e aproveitamento da tecnologia e o retorno para a Universidade e os pesquisadores.

 

Pode existir mais de uma licença para uma mesma tecnologia?

Sim. Os contratos firmados podem ser de licença não-exclusiva ou licença exclusiva. As condições dos contratos são discutidas e negociadas entre a AUIN e o possível licenciado, sempre visando atender aos interesses e necessidades da Unesp e dos pesquisadores. Tecnologias licenciadas sem exclusividade podem estar envolvidas em mais de uma licença. Por outro lado, atendendo à Lei de Inovação, licenciamentos com exclusividade são feitos precedidos de um Edital de livre concorrência e permitem um único licenciado (beneficiário da licença) por tecnologia.

 

Objetivos da transferência tecnológica 

A Transferência de tecnologia tem como objetivo a transferência de conhecimento técnico ou científico, como resultados de pesquisas e investigações científicas, em combinação com fatores de produção.

Além de realizar a proteção da Propriedade Intelectual (patente, marca entre outros), você pode licenciá-la para uma empresa ou então obter uma licença para impulsionar seu negócio.

Ao fazer o licenciamento, o titular cede à outra parte o direito de comercialização do conhecimento com o pagamento de royalties, conforme acordado entre as partes e especificado em contrato.

Os tipos de contratos existentes são as cessões e os licenciamentos de patentes, desenhos industriais e marcas, além de assistência técnica e do fornecimento de tecnologia (know-how).

A Transferência de Tecnologia pode ser entendida como o processo de transferência de propriedade intelectual desde o laboratório até o mercado. Este é um processo que abrange todo o ciclo de vida do produto, desde a ideia inicial até o marketing e venda do produto.

 

Fontes:

(Fonte: Guia Prático de Inovação – Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia – Agência UNESP de Inovação – AUIN ).

Consulte mais em:

  1. Contratos de transferência de tecnologia (INPI)
  2. Transferência de Tecnologia / Conceito (Leme Marcas e Patentes)
  3. O que é Transferência de Tecnologia (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
  4. Transferência de Tecnologia (Enterprise Europe Network)

 

EDITAIS ABERTOS
Editais abertos e histórico de chamamentos públicos

[PodInovar] Parceria com AUIN é fundamental no desenvolvimento de eventos de tecnologia e empreendedorismo, destaca coordenadora do IBIT

15/07/2019 10:40
  download Podcast Unesp: 20190715ibit2-m5_u28_15072019115951.mp3
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

Acesse aqui os registros de patentes da UNESP

ALUMNI

Portal do ex-aluno

Facebook AUIN Unesp Youtube AUIN Unesp Instagram AUIN Unesp