Academia e empresa, de mãos dadas

Programa Natura Campus busca parceria com grupos de pesquisa

 Objetivando maior interação entre a Universidade e o setor privado, a Agência Unesp de Inovação (AUIN), em ação conjunta com a Pró-Reitoria de Pesquisa (Prope), promoverá, entre as 14h e 16h do próximo dia 30 de setembro, no Câmpus da UNESP da Barra Funda, em São Paulo, uma reunião entre líderes de grupos de pesquisa da Universidade e representantes da Natura. O objetivo do encontro é a apresentação do programa Natura Campus de Inovação Tecnológica, que a empresa mantém desde 2006.


 Descrito como um exemplo positivo da confluência de interesses da academia e empresas para o avanço do conhecimento e desenvolvimento tecnológico e sustentável do País, o programa é destinado a pesquisadores vinculados a grupos de pesquisa de instituições de ciência e tecnologia (ICTs) de todo o País. Seus tópicos contemplam diferentes modalidades de interação, destacando-se a captação de projetos de pesquisa científica básica e tecnológica em linhas de estudo voltadas para a eficácia e a segurança de ativos cosméticos e tecnologias sustentáveis. Caso sejam aprovados, os projetos apresentados serão financiados pela Natura.


 Os interessados devem fazer sua inscrição pelo e-mail auin@unesp.br, até o dia 20 de setembro. Outras informações, no site da AUIN (www.auin.unesp.br) ou no Portal Natura Campus (www.natura.net/campus).

Temas Tecnológicos Natura Campus 2009

Eficácia e Segurança: eficácia e segurança devem atender a padrões internacionais.
O desenvolvimento de novos ativos e benefícios para tratamento da pele e cabelo seguirá requisitos de boas práticas de laboratório (BPL) e boas práticas de fabricação (BPF), com comprovação de eficácia e segurança usando métodos com credibilidade científica. A Natura deve manter seu pioneirismo na substituição de testes em animais e eliminação de ingredientes controversos.

Programas de Pesquisa em Eficácia
• Desenvolvimento de novos ativos antissinais
• Desenvolvimento de novos ativos para outros benefícios biológicos
• Diagnóstico não-invasivo do estado da pele e cabelo de seres humanos
• Biologia da pele humana
• Couro cabeludo humano
• Biodisponibilidade de ativos na pele
• Tratamentos para a pele e cabelos da 3a Idade

Programas de Pesquisa em Segurança
• Métodos alternativos para avaliação de segurança de ativos e/ou insumos
• Substituição de ingredientes controversos

Tecnologias Sustentáveis: devemos ter uma posição de vanguarda na transformação de desafios sócio-ambientais em oportunidades de negócio e produtos, com protagonismo na promoção do uso sustentável da biodiversidade (preferencialmente brasileira), de recursos naturais, ecodesign e indicadores ambientais.

Programas de Pesquisa em Tecnologias Sustentáveis
• Modelos e ferramentas de Impacto Ambiental (gases de efeito estufa – GEE, água, etc.)
• Sistemas ecológicos de produção vegetal
• Reciclagem (materiais e cadeias)
• Certificação dos fornecedores de matérias-primas vegetais
• Biopolímeros
• Aplicações de nanotecnologia em embalagens
• Aumento de vegetalização do portifólio de matérias-primas
• Tecnologias de baixo impacto ambiental para produção vegetal
• Tecnologias de baixo impacto ambiental para produção industrial (biotecnologia, redução do uso de recursos naturais, produção de enzimas, etc.)

Bem Estar: fomentar a inovação em pesquisas de medição de Bem Estar, expandindo o tema para a criação de gestuais e serviços aplicados a produtos cosméticos e relações.

Programas de Pesquisa em Bem Estar
• Ciência do Vínculo e das Relações
• Neurociência/Psicofisiologia

Sensorial: o sensorial de produtos Natura deve ser reconhecidamente inovador, focando no desenvolvimento de novas formas cosméticas e insumos que tragam sensoriais diferenciados.

Programas de Pesquisa em Sensorial
• Novos insumos vegetais e óleos essenciais
• Novas formas cosméticas

Carregando...

Problema

Carregando…

Solução

Carregado…

Fase do projeto

Carregando…

Código da Agência

carregando

Patente

Carregando…

Data de Depósito

Inventores

Data de Depósito

Carregando…

Inventor(es)

Carregando…