AUIN

Logo AUIN V1
   

Ações de Empreendedorismo Social

RECICLAGEM / PRODUÇÃO DE ROUPAS ADAPTÁVEIS

Enactus Unesp Guaratinguetá

enactus-unesp-guaratingueta-m20_u7_20112020165528

Presidente: Gabrielle Landim de Castro 

Professora Coordenadora: Daniela Cardozo Mourão

 

A iniciativa surgiu em 2016 e conta atualmente com 17 membros, divididos entre os cursos de graduação em Engenharia de Produção, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Física e Matemática. Todos os integrantes têm como motivação pensar em formas de mudar o mundo em meio a um campus com cursos na área de Exatas, demontrando que o Empreendedorismo, a Inovação e o desenvolvimento social são temáticas transversais, necessárias e interessantes a todos. 

O primeiro projeto - Resplandecer - foi criado no início de 2017 com o objetivo de inserir pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho, e foi encerrado após dois anos. 

Em agosto de 2018 iniciou-se o projeto "Adaptas", que visa capacitar um grupo de mulheres no ofício de Corte e Costura com a finalidade de confeccionar roupas adaptáveis para pessoas com deficiência, transmitindo, além de técnicas nesse âmbito, conteúdos sobre empreendedorismo e negócios para que as envolvidas comecem sua própria empresa e tornem-se independentes social e economicamente. Atualmente, cada peça de roupa adaptável é vendida por pelo menos 200 reais, e a intenção é que a iniciativa seja capaz de produzi-las por cerca de 50 reais, ampliando a acessibilidade dos produtos ao público. 

Além desse projeto, está se estruturando a iniciativa "Prisma", com o objetivo de produzir camas para cachorros a partir de pneus reciclados com alunos de 15 a 18 anos da Instituição Social Casa da Betânia. A proposta é fortalecer o trabalho realizado pela Instituição, que visa orientar e preparar os alunos para o mercado de trabalho. Por meio do projeto ,espera-se que os alunos aprendam conhecimentos sobre o desenvolvimento de um negócio, envolvendo a organização das ideias, a fabricação dos produtos, a criação de uma identidade visual para o que será oferecido ao mercado, a importância de coletar feedbacks, a estruturação de estratégias de publicidade, além das técnicas para precificação e venda do produto. Também pretende-se capacitar as próximas gerações de alunos da Instituição para que elas passem a ministrar essas aulas sem a presença do time ENACTUS, além de expandir o projeto para outras escolas públicas da região.

Para saber mais acesse:

FACEBOOK

INSTAGRAM 

Se preferir, envie um e-mail para