O que fazemos?
A AUIN realiza estudos de viabilidade das invenções dos pesquisadores da Unesp, atua na proteção do patrimônio intelectual e nos trâmites necessários para gestão de patentes. Assim, o órgão é responsável por negociar parcerias e transferir tecnologia da universidade para os setores empresariais e sociais por meio de licenciamentos.
Além disso, a AUIN incentiva e apoia o empreendedorismo universitário que comprometido com a criação de novos negócios (como empresas filhas, startups e spin-offs), produtos, serviços e soluções que em seu processo de construção e execução possam beneficiar tanto a universidade quanto a sociedade.
Em síntese, os objetivos da AUIN são:
Um pouco da nossa história
O órgão foi criado no ano de 2007 como Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT, de acordo com a Resolução Unesp 44, porém foi designado como Agência Unesp de Inovação (AUIN) em junho de 2009, por meio da Resolução Unesp 41, integrando-se ao Estatuto e ao Regimento Geral da Unesp por deliberação do Conselho Universitário em agosto de 2010.
O corpo técnico da Agência está preparado para oferecer estímulo e suporte aos docentes, alunos e funcionários para elaboração de projetos e contratos de parceria com os setores empresariais, além de divulgar para a sociedade em geral o impacto e os benefícios das investigações científicas desenvolvidas no contexto universitário.
Observação: O Governo do Estado de São Paulo regulamentou a Lei Federal nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004 por meio do decreto de número 62.817, (de 04 de setembro de 2017), que estabelecendo normas gerais sobre ciência, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação, das quais a AUIN tem ciência de suas atribuições.
Confira a matéria abaixo e saiba mais:
"Inovação ganha força" - Jornal Unesp • NÚMERO 336 • SETEMBRO 2017
+55 11 5627 0643
O docente possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Realizou Pós-Doutoramento na The Univesity of Arizona - Maricopa Agricultural Center (2010). Atualmente, é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), Departamento de Engenharia Rural e Socioeconomia, Coordenador do Grupo de Pesquisa LABB - Laboratório Agroflorestal de Biomassa e Bioenergia (FCA/UNESP). Diretor da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF) na gestão 2010-2012. Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Florestal (FCA/UNESP) na gestão 2012-2018. Assumiu em 2016 a Liderança Científica do Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal - PCMAF, do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF). Atual Coordenador Adjunto da International Union of Forest Research Organization (IUFRO) - Divisão 3: Forest Operations, Engineering and Management.
+55 11 5627-0415
Possui graduação em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2000), mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2005). É professor da Unesp desde 2006, onde ministra aulas de Física na graduação e de Materiais na pós-graduação, e obteve o título de livre docente em Física no ano de 2016. Foi pesquisador visitante no Massachusetts Institute of Technology (MIT) nos anos de 2011, 2014 e 2015, na École Polytechnique Montréal (PolyMtl) em 2017 e na University of Tuebingen em 2020. Atualmente é professor adjunto do Instituto de Química de Araraquara - Unesp, onde também é o coordenador dos laboratórios de Microscopia Eletrônica. Sua principal área de pesquisa é em Ciência e Engenharia de Materiais, com ênfase em materiais cerâmicos semicondutores. As aplicações que busca com os materiais em estudo são: sensores de gás, varistores e, mais recentemente, fotocatálise. Possui 90 artigos científicos publicados em revistas internacionais, 8 capítulos de livro e é o editor da mais completa obra sobre óxido de estanho no mundo. Possui mais de 3000 citações na plataforma Google Scholar, além de experiência na produção de patentes nas suas áreas de atuação. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1D.
+55 11 5627-0695
rita.costoya@unesp.br
marcos.tavares@unesp.br
regina.napoleão@unesp.br
+55 11 5627-0570
nayara.gaban@unesp.br