Comunicação de invenção

Comunique sua invenção e acompanhe seu processo

Com o nosso sistema, você pode comunicar sua invenção e acompanhar o andamento do processo de forma prática e segura.

Entenda como efetuar seu cadastro, inserir as informações referentes ao que você pretende proteger, além de conhecer os diferentes tipos de Propriedade Intelectual com os quais a AUIN trabalha.

Ainda ficou com dúvidas? Escreva para auin@unesp.br

CONFIRA O PASSO A PASSO:

• Selecione a opção "Comunique sua invenção" e inclua seu login e senha cadastrados.
  • Você terá acesso ao painel principal. Nele, escolha a opção "Incluir comunicação de invenção" e preencha as informações solicitadas no formulário. Para salvar o que estiver fazendo a fim de assegurar o registro do conteúdo e ter a possibilidade de retomar o prenchimento em outro momento clique em "Gravar". Dessa forma, os campos ficarão registrados em modo Rascunho. Quando tiver terminado de inserir e revisar todos os dados clique em "Gravar e Liberar", e sua Comunicação de Invenção será encaminhada para a AUIN.
  • Para acompanhar sua solicitação, basta clicar em "Exibir serviço" e buscar o campo "Formulário de comunicação de invenção/acompanhamento". Você encontrará a linha do tempo do seu processo e, assim, poderá saber em que etapa encontra-se a sua solicitação.

Informações importantes:

Os ativos recebíveis para a proteção são:

Patente:  título de propriedade temporária sobre uma invenção que tenha os atributos de novidade, originalidade e possibilidade de reprodução industrial, outorgado pelo Estado aos inventores, autores e outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação.

Desenho Industrial: o registro protege a configuração externa de um objeto tridimensional ou um padrão ornamental (bidimensional) que possa ser aplicado a uma superfície ou a um objeto, diferenciando um produto dos demais.

Modelo de Utilidade: trata-se de uma invenção que consiste em dar a um objeto uma configuração, estrutura ou constituição da qual resulte alguma vantagem apreciável na prática, para seu uso ou fabricação. A proteção tem uma duração de 10 anos desde a data do depósito da referida invenção.

Programa de Computador: conjunto de instruções que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador. Ele é composto por um código-fonte, desenvolvido em alguma linguagem de programação.

• Cultivares:  nome dado a uma nova variedade de planta, com características específicas resultantes de pesquisas em agronomia e biociências (genética, biotecnologia, botânica e ecologia), não existentes na natureza. Nesta forma de proteção, é obrigatória a intervenção humana na alteração das características de uma planta para a obtenção de uma nova variedade de espécie que não seja encontrada no meio ambiente.

• Marca: Sinal distintivo expresso em palavras ou figuras, que se destina a diferenciar um produto ou serviço de outro idêntico, semelhante ou afim, de origem diversa. O registro de marca no âmbito da Universidade Estadual Paulista se aplica quando iniciativas ligadas à instituição desejam oferecer produtos e/ou serviços que possuam viabilidade comercial e cuja marca conferirá valor à oferta. No caso das marcas relacionadas a departamentos, grupos de pesquisa entre outros órgãos dessa natureza que realizam atividades sem fins lucrativos, não é necessário fazer o registro de acordo com a Legislação de Propriedade Intelectual vigente no Brasil.