Array

UNESP
AUIN | Agência Unesp de Inovação
   

CONHEÇA A AUIN

Agência Unesp de Inovação (AUIN)

O que fazemos?

 

A AUIN realiza estudos de viabilidade das invenções dos pesquisadores da Unesp, atua na proteção do patrimônio intelectual e nos trâmites necessários para gestão de patentes. É responsável por negociar parcerias e transferir tecnologia da universidade para os setores empresariais e sociais por meio de licenciamentos.

 

Também incentiva e apoia o empreendedorismo universitário que se comprometa com a criação de novos negócios, produtos e serviços que em seu processo de construção e execução possam beneficiar universidade e sociedade, por meio da criação de empresas nascentes como spin-off e startups.

 

Em síntese, os objetivos da AUIN são:

  • desenvolver um portfólio de patentes sustentadas por tecnologia e inovação de qualidade
  • negociar parcerias com empresas para transferência de tecnologia geradas na universidade
  • transferir e gerir ações do patrimônio intelectual a partir de inteligência competitiva
  • incentivar e fomentar a cultura empreendedora na Unesp

 

Um pouco da nossa história

 

A agência foi criada no ano de 2007 como Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT, de acordo com a Resolução Unesp 44. Foi designada como Agência Unesp de Inovação (AUIN) em junho de 2009, por meio da Resolução Unesp 41 e integrada ao Estatuto e ao Regimento Geral da Unesp por deliberação do Conselho Universitário em agosto de 2010.

 

Por definição, é o órgão da administração central responsável pelo gerenciamento de toda a política de proteção intelectual e das ações que visem promover a utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na Unesp, essencial ao desenvolvimento econômico e social do Estado de São Paulo e do país.

 

Seu corpo técnico oferece suporte aos docentes, alunos e funcionários para elaboração de projetos e contratos de parceria com os setores empresariais e também divulga para a sociedade em geral o impacto e os benefícios das investigações científicas desenvolvidas pelos professores, pesquisadores, alunos e funcionários, capazes de gerarem inovações empresariais ou contribuirem com políticas públicas regionais, estaduais e nacionais de inovação.

 

O Governo do Estado de São Paulo regulamentou a Lei Federal nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004 por meio do decreto de número 62.817, em 04 de setembro de 2017 que estabelece normas gerais sobre ciência, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação, das quais a AUIN tem ciência de suas atribuições.

 

 

"Inovação ganha força"

Jornal Unesp • NÚMERO 336 • SETEMBRO 2017

TIME AUIN

Prof. Dr. Wagner Cotroni Valenti

Diretor

+55 11 5627 0643

w.valenti@unesp.br 

[+] sobre

Possui Graduação (1980), Mestrado (1984) e Doutorado (1989) em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Recebeu o título de Fellow da World Aquaculture Society em 2014 na Austrália e outros prêmios nacionais e internacionais. Professor da Universidade Estadual Paulista desde 1986, atualmente é Diretor da Agência UNESP de Inovação e docente da PG do Centro de Aquicultura da UNESP. Foi professor visitante da Universidad de Buenos Aires e consultor do U.S.D.A. (USA), CONYCET (Argentina) e CYTED (Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnología). Foi bolsista 1A do CNPq por 10 anos. Foi Editor Associado do Journal of the World Aquac. Soc. (Wiley-Blackwell) de 1999 a 2015. Atualmente, é Editor Executivo para as Américas do periódico Aquaculture Reports (Elsevier), Editor Associado dos periódicos Fisheries and Aquatic Sciences (Springer), International Aquatic Research (Springer) e membro do Editorial Board do Rev. in Fish. Sci. and Aquac. (Taylor & Francis) e Crustaceana (Brill). Foi fundador (1988) e diretor (1993-1997) do Centro de Aquicultura da UNESP, participando da criação do curso de PG em Aquicultura (1990), do qual foi coordenador entre 1998 e 2001. Foi Chefe do Depto de Biologia Aplicada da FCAV-UNESP (2005-2009). Atuou na criação do Instituto de Estudos Avançados do Mar (2010-2013). Dirigiu o Campus do Litoral Paulista (2013-2015), criando o programa de PG em Biodiversidade Aquática e conduzindo esse campus experimental a se transformar em unidade universitária da UNESP. Foi idealizador (1995) e membro do comitê assessor de Aquicultura do CNPq por três gestões (1996-1999; 2001-2003; 2007- presente). No final dos anos 90 e inicio dos anos 2000, participou ativamente da definição das políticas nacionais de pesquisa e fomento da aquicultura no Brasil. Em 2000 editou, em Oxford, Inglaterra, o livro que é referência internacional sobre cultivo de camarões de água doce, coordenando o trabalho de 32 especialistas da Ásia, Europa, América do Norte, Central e do Sul. Foi Vice-Presidente (2003-2004) e Diretor (2005-2008) da Sociedade Mundial de Aquicultura (WAS), com sede nos EUA. Coordenou diversos programas e redes de pesquisas promovidos por ministérios e órgãos federais (MCTIC, MAPA, MPA) (1998-presente). Ministrou mais de 50 palestras em congressos científicos nacionais e internacionais, fazendo a palestra de abertura em várias ocasiões. Atua principalmente em Aquicultura com ênfase em cultivo de camarões de água doce, avaliação da sustentabilidade dos sistemas de produção aquícola, bio-economia e economia circular. Isto inclui estudos de toda a cadeia produtiva com abordagens sociais, da economia neoclássica e ecológica, do balanço de nutrientes e energia e das interações com o ambiente.

Prof. Dr. Guilherme Wolff Bueno

Assessor

+55 11 5627-0415

guilherme.wolff@unesp.br 

skype: guilhermezoo

 

[+] sobre

Doutor em Ciências Animais pela Universidade de Brasília - UnB e University of Guelph - UoG, Ontário, Canadá. Pós-doutorando no Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista - Unesp. Mestre em Engenharia de Pesca e Recursos Pesqueiros e Graduado em Zootecnia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. MBA em Gerenciamento de Projetos na FGV. Atuou como Presidente do Instituto Água Viva na elaboração e execução de projetos de pesquisa, extensão e inovação tecnológica em aquicultura e agrotech's. Atuou na gestão da Coordenação de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura em Águas da União no Ministério da Pesca e Aquicultura e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Atuou durante 5 anos como Consultor na Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - ONU/FAO realizando análise de projetos relacionados a cadeia produtiva, novas tecnologias para aquicultura e avaliação da capacidade de suporte de recursos hídricos. Na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, é professor das disciplinas de Economia, Elaboração e Gestão de Projetos Aquícolas e Empreendedorismo. Atualmente é Assessor na Agência Unesp de Inovação - AUIN e Pesquisador no Centro de Aquicultura da Unesp - Caunesp. Mentor de Startups atuando com o movimento empreendedor e suas metodologias, como a “startup enxuta” e a ferramenta “CANVAS”. Membro da Rede Inova São Paulo,  Instrutor Adj. do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE e atua como gestor do Programa de Empreendedorismo e Inovação Universitária Unesp/Santander. 

Rita Costoya

Gerente de Transferência de Tecnologia

+55 11 5627-0695

rita.costoya@unesp.br 

Keyla Santos Bento

Assessora Administrativa

+55 11 5627-0696

keyla.bento@unesp.br 

Fernanda Ferrari

Assessora de Contratos

+55 11 5627 0445

fernanda.ferrari@unesp.br

Sabrina Paduan

Analista de Tecnologia

+55 11 5627-0692

s.paduan@unesp.br

Renan Padron

Gerente de Propriedade Intelectual

+55 11 5627-0570

renan.padron@unesp.br 

 

Guilherme Hammel Cattaneo

Estagiário de Comunicação

Skype: Hammel Timeauin

hammel.cattaneo@unesp.br 

EDITAIS ABERTOS
Editais abertos e histórico de chamamentos públicos
[PodInovar] Com apoio da Fapesp e Natura, projeto de inovação tecnológica da Unesp analisou planta leguminosa do cerrado
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

Acesse aqui os registros de patentes da UNESP

ALUMNI

Portal do ex-aluno

Facebook AUIN Unesp Youtube AUIN Unesp Instagram AUIN Unesp