AUIN

Logo AUIN V1
   

Programa MAI/Dai Unesp

O Programa de Doutorado Acadêmico para Inovação - DAI/CNPq/Unesp
dai-cnpq-unesp-m42_u21_30112019174332_baixa

Sobre o Programa MAI/DAI:Cnpq/Unesp:

O Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação - MAI/DAI é um Programa Institucional da UNESP em parceria com o CNPq que pretende fomentar a convergência e a interdisciplinaridade entre diferentes áreas do conhecimento.  

 

logo-programa-dai-unesp-e-cnpq-m42_u21_30112019174405_baixa

O MAI/DAI busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação na UNESP, por meio do envolvimento de estudantes de mestrado e doutorado em projetos de interesse do setor empresarial, mediante o estabelecimento de parcerias com empresas. O programa visa capacitar discentes dos programas de Pós-graduação para a pesquisa aplicada, o desenvolvimento tecnológico e a produção de inovação em parceria com diversas organizações. Dessa forma, busca-se integrar, por meio da pesquisa acadêmica, interesses comuns entre as instituições envolvidas, que resultem no desenvolvimento ou na melhoria de produtos, serviços e processos que favoreçam o avanço de setores econômicos estratégicos.

         

 As chamadas públicas para concorrer às bolsas de doutorado são feitas através de editais públicos divulgados pela Unesp. 

Edital DAI 2019

A Proposta do MAI/DAI:

Nesse Programa, o bolsista desenvolverá sua dissertação ou tese como estudante regular em um curso de pós-graduação existente, devendo ter um orientador acadêmico e um supervisor junto à Empresa Parceira, à qual o projeto de doutorado está relacionado. Já a Empresa Parceira envolvida no DAI deve necessariamente desenvolver atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação (PD&I) em instalações próprias ou em instalações de terceiros.

Ao concluir o mestrado ou doutorado, o diploma de um aluno ingressante pelo MAI/DAI é idêntico ao dos demais alunos ingressantes pelos processos seletivos regulares dos programas de pós-graduação da universidade.

 

Quem Pode Participar?

Qualquer aluno desde que esteja matriculado em um curso de Mestrado ou Doutorado de um Programa de Pós-graduação da UNESP no momento da implementação da bolsa. 

             

Quem Orienta os Bolsistas MAI/DAI?

Bolsistas MAI/DAI Unesp são orientados por um supervisor na empresa e por um docente da Unesp. Os supervisores industriais são os funcionários indicados pela empresa parceira, com atribuições de pesquisa, desenvolvimento ou inovação. O corpo docente do MAI/DAI é constituído por docentes credenciados como professores permanentes e orientadores de doutorado em pelo menos um dos Programas de Pós-graduação da UNESP, e que estejam orientando bolsistas DAI.