Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação - MAI DAI/CNPq/Unesp
Sobre o Programa MAI/DAI:Cnpq/Unesp:
O Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação - MAI/DAI é um Programa Institucional da Unesp em parceria com o CNPq que pretende fomentar a convergência e a interdisciplinaridade entre diferentes áreas do conhecimento.
O MAI/DAI busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação na Universidade por meio do envolvimento de estudantes de mestrado e doutorado em projetos de interesse do setor empresarial, mediante o estabelecimento de parcerias com empresas. O programa visa capacitar discentes dos programas de Pós-graduação para a pesquisa aplicada, o desenvolvimento tecnológico e a produção de inovação em parceria com diversas organizações. Dessa forma, busca-se integrar, por meio da pesquisa acadêmica, interesses comuns entre as instituições envolvidas, que resultem no desenvolvimento ou na melhoria de produtos, serviços e processos que favoreçam o avanço de setores econômicos estratégicos.
As chamadas públicas para concorrer às bolsas são feitas através de editais públicos divulgados pela Unesp.
A Proposta do MAI/DAI:
Nesse Programa, o bolsista desenvolverá sua dissertação ou tese como estudante regular em um curso de pós-graduação existente, devendo ter um orientador acadêmico e um supervisor junto à Empresa Parceira, à qual o projeto estará relacionado. Já a Empresa Parceira envolvida no MAI/DAI deve necessariamente desenvolver atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação (PD&I) em instalações próprias ou em instalações de terceiros.
Ao concluir o mestrado ou doutorado, o diploma de um aluno ingressante pelo MAI/DAI é idêntico ao dos demais alunos ingressantes pelos processos seletivos regulares dos programas de pós-graduação da universidade.
Quem Pode Participar?
Qualquer aluno desde que esteja matriculado em um curso de Mestrado ou Doutorado de um Programa de Pós-graduação da Unesp no momento da implementação da bolsa.
Quem Orienta os Bolsistas MAI/DAI?
Bolsistas MAI/DAI Unesp são orientados por um supervisor na empresa e por um docente da Unesp. Os supervisores industriais são os funcionários indicados pela empresa parceira, com atribuições de pesquisa, desenvolvimento ou inovação. O corpo docente do MAI/DAI é constituído por docentes credenciados como professores permanentes e orientadores de mestrado e doutorado em pelo menos um dos Programas de Pós-graduação da Unesp.
Notícias do Programa: saiba mais..