A Agência Unesp de Inovação disponibiliza para download a segunda edição do Guia Prático de Inovação: Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo
Principais conteúdos:
PDF da versão impressa
Propriedade Intelectual (PI) é um termo que abrange os direitos relativos às obras do engenho e do espírito humano. Ele garante aos pesquisadores ou responsáveis por qualquer produção do intelecto o direito de receber, por um determinado período de tempo, recompensa pela própria criação.
O Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI apresenta ferramentas para apoiar inventores e pesquisadores na redação de patentes, etc.
Confira a Plataforma Minha Primeira Patente
A Coordenação do Fortec-NE, organizou essa Cartilha sobre Redação de Patentes com informações cruciais para a realização do trabalho dentro dos Núcleos de Inovação Tecnológica – NIT.
O conteúdo deste manual vão desde assuntos mais genéricos, como o conceito de Patente, suas modalidades, procedimentos que envolvem a sua obtenção e requisitos necessários para depósito, até outros mais específicos, como a estrutura em si do pedido de Patente e as instruções de como redigir tal pedido, seguindo as normatizações e as especificações do Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI para cada requisição.
Parte de uma série de publicações da instituição intergovernamental Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento – OCDE, o Manual de Oslo tem o objetivo de orientar e padronizar conceitos, metodologias e construção de estatísticas e indicadores de pesquisa de P&D. Informações extremamente úteis que irão auxiliar inventores e pesquisadores no preenchimento do formulário de Comunicação de Invenções da AUIN.
Conheça as etapas e procedimentos que auxiliam a Agência Unesp de Inovação a fazer a busca de anterioridade de uma patente. Pesquisadores e inventores podem utilizar a ferramenta de busca de anterioridade para auxiliar na tomada de decisões antes e durante o planejamento de sua pesquisa inovativa. Acesse o INPI: http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/patente/guia-basico-de-patente
Lembrando que a Agência Unesp de Inovação é a responsável por este procedimento para pesquisadores, funcionários e alunos da Universidade! Tem uma propriedade industrial (patente, etc..) ? Utilize nosso sistema de Comunicação de Invenção
Excelente Cartilha!! Dividido por capítulos, os autores compartilharam conhecimentos referentes à sua área de atuação, possuindo entre os temas: obras musicais, obras publicitárias, marcas coletivas, nomes de domínio, programas de computador, concorrência desleal, design, entre outros. Os profissionais poderão consultar sobre legislação aplicável, meios de proteção, tipos penais relacionados e abrangência da proteção.
http://www.oabrs.org.br/arquivos/file_55d349cb980bb.pdf
A WIPO desenvolve uma série de materiais para auxiliar pesquisadores e inventores, conheça mais:
Manual Base para Redação de Patentes pelos ICT: http://www.wipo.int/publications/en/details.jsp?id=297
Publicações WIPO: http://www.wipo.int/publications/en/search.jsp?cat1=62&cat2=1&lang=EN
Destinada a pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando sua produção em desenvolvimento tecnológico e inovação segundo critérios normativos.
Saiba mais aqui
A Finep financia desde a pesquisa básica até a preparação do produto para o mercado.
http://www.finep.gov.br/area-para-clientes-externo/finep-inovacao
Finep
Conheça mais aqui
Saiba como inovar ainda mais com o Desenvolve São Paulo. https://www.desenvolvesp.com.br/
Desenvolve São Paulo
Um dos principais objetivos da Desenvolve SP é fazer com que as empresas cresçam com sustentabilidade. A instituição oferece um amplo leque de linhas de financiamento para ampliação, modernização, aumento da capacidade produtiva, implantação de novas plantas e relocalização de empreendimentos.
Pipe Fapesp
O PIPE-FAPESP apoia a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em micro, pequenas e médias empresas no Estado de São Paulo.
Saiba mais aqui