Equipe de aerodesign da Unesp se destaca em competição nos Estados Unidos

09/05/2024
Bicampeões nacionais, membros da Adelphi contaram um pouco sobre a experiência de competir internacionalmente pela primeira vez e as perspectivas para o futuro
whatsapp-image-2024-05-06-at-14-m18_u52_07052024183156

Texto: Redação Agência Unesp de Inovação | Foto: Adelphi

A equipe de aerodesign, Adelphi, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – campus São João da Boa Vista, destacou-se em uma das principais competições internacionais da área, o SAE Brasil AeroDesign, ficando entre as 10 melhores pontuações em Design Competition na categoria Advanced.

A SAE Aerodesign surgiu em 1981 nos EUA, sendo introduzida no Brasil somente em 1999. Na competição, são avaliados os relatórios técnicos de projeto, apresentação oral e os voos realizados durante o evento.

A SAE East ocorre anualmente na Flórida e, na edição de 2024, reuniu 55 equipes de cinco países diferentes: Brasil, EUA, Canadá, China, Índia e Polônia. Dessas, 17 participaram da classe 'advanced'. O campeonato, disputado em três dias, contou com provas de voo, verificações de segurança e testes práticos, observando a capacidade da aeronave desenvolvida.

Essa foi a primeira competição internacional da Adelphi, com a participação de 16 estudantes liderados pelo professor doutor Denilson dos Santos. A equipe conquistou o 9º lugar na categoria Design Competition e o 11º no Overall.

O projeto apresentado na competição foi desenvolvido em três meses, passando por diversas etapas, como a redação de relatórios técnicos que exigem documentação rígida, apresentação de projetos em 3D e ensaios de voo.

Para Luis Custódio, aluno do quinto ano do curso de Engenharia Aeronáutica e atual capitão da Adelphi, essa experiência transcendeu a disputa entre as equipes, “embora a competição internacional tenha sido uma novidade e, por vezes, até um pouco intimidadora, o networking, a troca de experiências e o aprendizado durante o evento valeram muito a pena”. Para participar do evento, a equipe contou com a auxílio financeiro da Agência Unesp de Inovação (Auin). "Sem o apoio da Auin, com certeza nossa participação não seria possível", ressalta Custódio.

Para o  diretor da Auin, professor doutor Saulo Guerra, é fundamental o envolvimento dos estudantes nestas iniciativas para a trajetória acadêmica, bem como, para o desenvolvimento da inovação na Instituição: “É com satisfação que a Auin apoia uma equipe tão integrada, competente e competitiva como os jovens da Adelphi. Esperamos que o Fablab, ambiente multiusuário da Faculdade de Engenharia de São João – FESJ, seja um ponto de ideação, desenvolvimento e construção de novos protótipos, fortalecendo sua liderança nacional e internacional, em direção à meta de se tornar top 3 Internacional.”

Sobre a Adelphi

Composta por cerca de 40 integrantes, a equipe foi fundada em 2017 pelos estudantes do curso de Engenharia Aeronáutica, mas também há participantes dos cursos de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, e é coordenada pelo professor doutor André Alves Ferreira, do departamento de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações de São João da Boa Vista.

A Adelphi participa de competições desde 2018, conquistou o primeiro lugar no pódio nacional em 2022, durante sua participação no SAE Brasil AeroDesign, um programa de desafios direcionado aos estudantes de Engenharia Aeronáutica e correlacionadas, com o intuito principal de promover a disseminação e a troca de técnicas e conhecimentos relacionados à área por meio de atividades práticas e da competição entre equipes.

Após assegurar o bicampeonato em 2023, a equipe se viu pronta para enfrentar o desafio internacional, assumindo a representação do Brasil no campeonato mundial SAE Aero Design East.

No próximo ano, a equipe tem como objetivo alcançar o Top 3 na competição internacional. Atualmente, o foco está no campeonato nacional de 2024 visando acumular mais experiência para o mundial de 2025.

“A Adelphi representa uma excelente oportunidade para aplicar e ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula durante a graduação. Os alunos constantemente estão em busca de novas abordagens para enfrentar os desafios dos modelos desenvolvidos, explorando inovações, tecnologias e aplicações em dispositivos, sempre procurando aprender novos conteúdos", explica a conselheira da equipe, Julia Borges.