AUIN

Logo AUIN V1
   

Perguntas Frequentes

Filtrar:
Após preencher o formulário da Comunicação de Invenção o que acontece?

 

Todo o processo de análise e efetivação da proteção pela AUIN pode durar até 180 dias. Inicialmente, é feita uma avaliação para checar se os requisitos de registro ou patenteabilidade estão sendo atendidos e se não existem proibições. Na sequência, os profissionais analisam as características mercadológicas, o estágio de desenvolvimento da invenção e o potencial de geração de valor para realizar a priorização e o diagnóstico do que foi enviado, mantendo contato constante com os criadores. Feito isso, caso seja identificada a possibilidade de proteger a tecnologia, a AUIN encaminha os documentos necessários ao INPI ou a outro órgão competente para efetuar o registro ou a patente, compartilhando com os inventores a cópia do depósito. Então, os criadores estão livres para divulgarem as soluções desenvolvidas. 

 

Para conhecer o fluxo de processos desenhado para os inventores, acesse: https://auin.unesp.br/processo-de-transferencia/ 

Como submeter uma Comunicação de Invenção?

Após clicar na sessão "Comunicação de Invenção", selecione a opção "Cadastre-se" se você é um novo inventor e se é seu primeiro acesso em nosso site. Caso já seja um inventor cadastrado no sistema antigo usado pela AUIN, você poderá apenas redefinir sua senha.

Com o seu login e senha você poderá navegar nas opções de seu interesse e acompanhar o andamento do processo pelo sistema. 

 

Como trabalhar em conjunto com a Agência Unesp de Inovação (AUIN)?

A missão da AUIN é auxiliar a comunidade unespiana durante todo o processo de proteção e transferência do conhecimento gerado na Universidade, bem como no fomento ao empreendedorismo. A equipe técnica da AUIN dará suporte durante os processos envolvidos nesse enfoque, auxiliando o pesquisador em todas as suas etapas a fim de transformar os ativos da universidade em benefícios para a sociedade. As pesquisas atuais têm forte componente colaborativo, envolvendo pesquisadores da Unesp e de outras instituições. Portanto, o grupo de pesquisa é a fonte do conhecimento e de todas as informações necessárias para que o processo de proteção siga os trâmites legais com comprometimento e agilidade indispensáveis ao sucesso do processo. A qualidade do trabalho e consequentemente a chance de que a tecnologia seja convertida em impactos positivos para todas as partes depende diretamente do trabalho em conjunto do grupo de pesquisa e da AUIN. A equipe da Agência está à disposição para agendar reuniões e tirar possíveis dúvidas. Envie um e-mail para auin@unesp.br e faça contato. 

O que há no formulário da Comunicação de Invenção?

No formulário de Comunicação de Invenção são solicitadas informações como:

  • Nome da Invenção;
  • Dados principais dos Inventores participantes;
  • Histórico de divulgações realizadas ou programadas sobre a invenção;
  • Detalhamento do que é proposto, do histórico de desenvolvimento da solução, bem como do problema a ser resolvido pela invenção e do diferencial da mesma;
  • Possibilidades de aplicação da invenção, além das possíveis restrições e limitações;
  • Estado da técnica ligado à invenção, realizando a busca em bases de dados científicas e patentárias. Uma dica, nessa parte, é utilizar o acesso gratuito ao portal Orbit Intelligence, concedido a membros da Unesp com domínio de e-mail unesp.br. Tal portal possui cobertura geográfica de mais de 100 países, integra diferentes bases tecnológicas do mundo, contempla ferramentas avançadas de pesquisa, e, assim, é possível acessar documentações de patentes e projetar cenários.
  • Análise comparativa entre as informações encontradas e a solução proposta;
  • Indicação de parceiros e órgãos de fomento (caso existam) envolvidos no desenvolvimento da solução;
  • Garantia das autorizações para assegurar os parâmetros éticos, regulatórios, ambientais, entre outros que podem se fazer necessários a depender da área;
  • Intenção dos envolvidos com o desenvolvimento e a proteção da tecnologia; 
  • Viabilidade de comercialização considerando mercado alvo, concorrentes, possíveis parceiros, investimentos e atividades empreendedoras. .
Quais são os requisitos para Comunicar uma Invenção?

É necessário ser pesquisador da Unesp ou, em caso de equipe de mais de um pesquisador, ter entre seus membros ao menos um pesquisador vinculado à Unesp. Feito isso, basta fazer o cadastro no portal online da AUIN, acessar o botão "Comunicação de Invenção" e fazer o cadastro.