Programa Acelerador Tecnológico

Edital 2018-2019: Desafio do Tabaco (Santander e Receita Federal)

ACELERADOR TECNOLÓGICO 2018: Soluções para o Reúso do Tabaco

EDITAL 02/2018: DESAFIO PARA FINANCIAMENTO DE PROVA DE CONCEITO DE PESQUISA INOVATIVA APLICADA

A Edição do Acelerador Tecnológico 2018 expõe um desafio para pesquisadores apresentarem soluções inovadoras que permitam o reúso do resíduo sólido cigarro (tabaco).  O desafio surge de uma problemática apresentada pela Receita Federal para a Universidade em parceria com o Santander Universidades. Anualmente a Receita Federal, órgão subordinado ao Ministério da Fazenda, realiza apreensões de toneladas de cigarros comercializados ilegalmente. Este produto não encontra recolocação no mercado nacional e invariavelmente é levado a incineração causando impacto ambiental e uso de recursos públicos. Entretanto, a fabricação de cigarros envolve diferentes produtos como acetato de celulose, papel, sementes de linho, fibras de celulose além do material da embalagem como cartão e celofane e o próprio tabaco que podem ser reutilizados e transformados em novas soluções de reúso.

OBJETIVO

O presente Edital tem por objetivo o financiamento de prova de conceito de pesquisas aplicadas e soluções inovadoras por docentes e pesquisadores da Unesp que permitam o reúso do resíduo sólido cigarros. Ao término do desenvolvimento da prova de conceito, pretende-se que tenha sido agregado valor de comercialização à pesquisa, com a possibilidade de geração de uma propriedade industrial (patente), empresa spin-off ou startup.

Segundo a National Research Foundation – NRF, projetos voltados para prova de conceito “devem buscar validar o uso de uma tecnologia no contexto de uma aplicação comercial específica” [1].

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, “pesquisa aplicada é toda pesquisa original, voltada para o desenvolvimento de conhecimento e dirigida para aplicação prática. É desenvolvida tanto para determinar possíveis aplicações obtidas na pesquisa básica como para determinar novos modos de alcançar objetivos específicos e pré-determinados” [2], neste caso a solução deste desafio proposto.

[1] NRF (2011), Proof-of-Concept (POC) Grant Scheme: Detailed guidelines for applicants. Disponível em https://rita.nrf.gov.sg/AboutUs/NRF_Initiatives/POC7/Guidelines%20and%20Templates/POC%20Application%20Guidelines%20v4.0.pdf

[2] OECD (2002), Frascati Manual 2002: Proposed Standard Practice for Surveys on Research and Experimental Development, The Measurement of Scientific and Technological Activities, OECD Publishing.