A Anpei é constituída por empresas de diversos portes e líderes das principais cadeias produtivas do Brasil, que investem continuamente em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I). Assim, seu caráter multissetorial é um grande diferencial. A
Associação também é formada por entidades do Sistema Nacional de Inovação (SNI), como universidades, institutos de pesquisa públicos e privados, federações de indústrias e órgãos de governo, como secretarias de governo de ciência, tecnologia e inovação e fundações de amparo à pesquisa dos Estados. Há, ainda, os sócios individuais, pessoas físicas que atuam ou têm interesse nas áreas de política e gestão de inovação.
A Anpei promove, então, a integração e a parceria entre esses atores do SNI em prol da inovação tecnológica, com mais de 250 associados, que representam R$ 10 bilhões em investimento em P,D&I no país. A Associação participa ativamente dos debates que norteiam os incentivos fiscais à inovação, o sistema de proteção intelectual brasileiro, e outros temas relevantes na agenda de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) nacional.
Além da atuação política, a Associação promove a difusão da cultura da inovação. Uma de suas principais ações nesse sentido é Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, o maior evento anual sobre inovação do país. O evento reúne em um mesmo local especialistas em inovação nacionais e internacionais, representantes do governo, das empresas e de instituições de ensino e pesquisa.
A Anpei também atua na capacitação de recursos humanos para inovação, através do programa de educação continuada EducAnpei, com cursos sobre inovação tecnológica.
Outra iniciativa importante da Anpei são os Comitês Temáticos, que se reúnem mensalmente para debates e troca de experiência. Um dos resultados práticos do trabalho dos Comitês, por exemplo, é o “Guia de Boas Práticas para Interação ICT – Empresa”.
Saiba mais em http://anpei.org.br/