PEPTÍDEOS PARA USO NO TRATAMENTO DA MICOSE SISTÊMICA

Curativo

Esterilizada e Segura
Saúde Humana

A América Latina é uma das regiões mais afetadas pela micose sistêmica no mundo, sendo o Brasil, o país com o maior número de áreas endêmicas para essa doença. Ela atinge principalmente trabalhadores rurais do sexo masculino, uma vez que o trabalho com solo e plantações nessas áreas é um fator ocupacional predisponente para a aquisição da doença. Dentre os principais sintomas está o desenvolvimento de uma infecção assintomática, com lesões nos pulmões e linfonodos, podendo ainda ocorrer disseminação para outros órgãos e tecidos. A presente tecnologia, utilizando a técnica de Phage Display, identificou quatro peptídeos capazes de inibir a adesão de Paracoccidioides spp. impedindo assim a infecção por esse fungo e a redução de casos de micose sistêmica.

Atualmente o tratamento da micose sistêmica é de longa duração e realizado pela associação de drogas. A presente tecnologia é capaz de impedir a interação entre Paracoccidioideshospedeiro, evitando a infecção e contração da doença, além de futuramente poder ser utilizada como uma vacina e na associação com drogas antifúngicas já conhecidas para o tratamento dos enfermos.

BR102015001503-8

23/01/2015