Array

UNESP
AUIN | Agência Unesp de Inovação
   

Tecnologia

PEPTÍDEOS PARA USO NO TRATAMENTO DA MICOSE SISTÊMICA

Carimbo Unesp

Baixa Complexidade

Curativo

Esterilizada e Segura
Saúde Humana
PROBLEMA

A América Latina é uma das regiões mais afetadas pela micose sistêmica no mundo, sendo o Brasil, o país com o maior número de áreas endêmicas para essa doença. Ela atinge principalmente trabalhadores rurais do sexo masculino, uma vez que o trabalho com solo e plantações nessas áreas é um fator ocupacional predisponente para a aquisição da doença. Dentre os principais sintomas está o desenvolvimento de uma infecção assintomática, com lesões nos pulmões e linfonodos, podendo ainda ocorrer disseminação para outros órgãos e tecidos. A presente tecnologia, utilizando a técnica de Phage Display, identificou quatro peptídeos capazes de inibir a adesão de Paracoccidioides spp. impedindo assim a infecção por esse fungo e a redução de casos de micose sistêmica.

SOLUÇÃO

Atualmente o tratamento da micose sistêmica é de longa duração e realizado pela associação de drogas. A presente tecnologia é capaz de impedir a interação entre Paracoccidioideshospedeiro, evitando a infecção e contração da doença, além de futuramente poder ser utilizada como uma vacina e na associação com drogas antifúngicas já conhecidas para o tratamento dos enfermos.


Ideia

Laboratório

Protótipo

Escalonamento

Mercado
Código da Agência
14AUIN038
Patente
BR102015001503-8

Agência Unesp de Inovação

Tel: +55 11 5627.0696

auin@unesp.br

https://auin.unesp.br

Data de depósito
23/01/2015
Inventor(es)

Ricardo José Giordano

Maria José Soares Mendes Giannini

Ana Marisa Fusco Almeida

Haroldo Cesar de Oliveira

Jussara Michaloski

FAPESP
EDITAIS ABERTOS
Editais abertos e histórico de chamamentos públicos
[PodInovar] Com apoio da Fapesp e Natura, projeto de inovação tecnológica da Unesp analisou planta leguminosa do cerrado
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

Acesse aqui os registros de patentes da UNESP

ALUMNI

Portal do ex-aluno

Facebook AUIN Unesp Youtube AUIN Unesp Instagram AUIN Unesp