Array

UNESP
AUIN | Agência Unesp de Inovação
   

Tecnologia

INIBIDORES DE ACETILCOLINESTERASE

Carimbo Unesp

Atrativo

Estimulante

Proteção
Saúde Humana
PROBLEMA

A Doença de Alzheimer (DA) é uma patologia de alto impacto sócio-econômico correspondendo por 1,70% das mortes em países desenvolvidos. Estima-se que 24,3 mi de pessoas sejam afetadas e que 4,6 mi de novos casos surjam a cada ano, (WHO, 2005). Em países desenvolvidos, a DA é 5ª maior causa de morte, o que corresponde a 168 mil pessoas / ano. (WHO, 2010). Nos EUA, 10,9 mi pessoas são cuidadores não-remunerados. Esses cuidadores são, em sua maioria, familiares próximos ao paciente, o que causa grande impacto emocional e financeiro às famílias à medida que a doença progride, levando ao óbito. Do aparecimento dos primeiros sintomas ao óbito, a progressão da doença é de 8,5 a 11 anos, sendo em média de 4 a 6 anos de vida. (Alzheimer’s Assoc., 2010) Os custos estimados com tratamento de DA no mundo estão em US$ 315bi (Pfizer®, Inc., 2009).

SOLUÇÃO

Inibir a enzima AchE para aumentar a atividade colinérgica do Sistema Nervoso Central, controlando os sintomas da Doença de Alzheimer nas áreas de memória e aprendizado. Através deste mecanismo também é possível controlar paralisias musculares causadas por agentes químicos ou biológicos, Miastenia gravis e envenenamento por escopolamina.


Ideia

Laboratório

Protótipo

Escalonamento

Mercado
Código da Agência
08NIT153
Patente
PI0305690-2

Agência Unesp de Inovação

Tel: +55 11 5627.0696

auin@unesp.br

https://auin.unesp.br

Data de depósito
08/10/2003
Inventor(es)

Vanderlan Da Silva Bolzani

Newton Gonçalves de Castro

Maria Cláudia Marx Young

Eliezer Jesus De Lacerda Barreiro

Cláudio Viegas

EDITAIS ABERTOS
Editais abertos e histórico de chamamentos públicos
[PodInovar] Com apoio da Fapesp e Natura, projeto de inovação tecnológica da Unesp analisou planta leguminosa do cerrado
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

Acesse aqui os registros de patentes da UNESP

ALUMNI

Portal do ex-aluno

Facebook AUIN Unesp Youtube AUIN Unesp Instagram AUIN Unesp