MEMBRANA DE LÁTEX NATURAL PARA USO EM CURATIVOS CUTÂNEOS

Baixa Complexidade

Proteção
Saúde Humana

As membranas de látex natural confeccionadas por outros métodos apresentam baixo controle de porosidade, limitando, dessa forma, os campos de utilização desse material. Além disso, o processo pelo qual essas membranas são produzidas

geralmente são demorados.

Ciência Sem Limites | Patentes em regeneração tecidual

Com essa tecnologia foi desenvolvido um novo processo de obtenção de membranas de látex natural, o qual permite o controle da porosidade a ser formada nas membranas, bem como a inserção de moléculas bioativas. As membranas assim obtidas são permeáveis a gases e servem como matriz para sistemas tipo drug delivery, podendo ser usadas como curativos cutâneos.

As membranas de látex natural produzidas por meio deste método apresentam porosidade controlada – em relação ao tamanho e volume dos poros – e menor tempo de processamento. A maior porosidade confere maior permeação a gases à membrana, sendo esta uma característica de interesse para seu uso como curativo cutâneo já que facilita a cicatrização de tecidos. Este uso pode ser ampliado, visto que moléculas bioativas podem ser agregadas ao material. Testes preliminares indicam que esta membrana apresenta baixa atividade alergênica, o que a torna ainda mais atrativa.

BR102015032047-7

21/12/2015