PROCESSO DE SEXAGEM DE SÊMEN

Produção Rápida

Proteção
Agropecuária e Saúde Animal

O mercado demanda uma tecnologia para sexagem de sêmen que possa ser inserida na indústria de produção de sêmen congelado. A aplicabilidade comercial do processo depende do estabelecimento de uma tecnologia que apresente compatibilidade com o método de congelação, mínima perda de espermatozóides durante o processo e que não reduza o poder fecundante dos mesmos.

Em comparação com a citometria, a sexagem de sêmen pela tecnologia proposta produz quantidades maiores de sêmen sexado com maior número de espermatozóides vivos viáveis. A produção pode ser largamente ampliada sem perda da pureza dos espermatozóides separados, com custos de aquisição e manutenção de equipamentos bastante reduzidos. A melhoria na qualidade e redução de custo do processo de sexagem de sêmen traria benefícios bastante significativos, na área de melhoramento genético, para o fortíssimo setor pecuário brasileiro (corte e leite), responsável pela oferta de mais de 6,6 milhões de toneladas de carne bovina e 20 bilhões de litros de leite anuais (ibge, 2009).

08NIT182
PI0300604-2