Array

UNESP
AUIN | Agência Unesp de Inovação
   

Tecnologia

PROCESSO DE SEXAGEM DE SÊMEN  

Carimbo Unesp

Baixo Custo

Produção Rápida

Proteção
Agropecuária e Saúde Animal
PROBLEMA

O mercado demanda uma tecnologia para sexagem de sêmen que possa ser inserida na indústria de produção de sêmen congelado. A aplicabilidade comercial do processo depende do estabelecimento de uma tecnologia que apresente compatibilidade com o método de congelação, mínima perda de espermatozóides durante o processo e que não reduza o poder fecundante dos mesmos.

SOLUÇÃO

Em comparação com a citometria, a sexagem de sêmen pela tecnologia proposta produz quantidades maiores de sêmen sexado com maior número de espermatozóides vivos viáveis. A produção pode ser largamente ampliada sem perda da pureza dos espermatozóides separados, com custos de aquisição e manutenção de equipamentos bastante reduzidos. A melhoria na qualidade e redução de custo do processo de sexagem de sêmen traria benefícios bastante significativos, na área de melhoramento genético, para o fortíssimo setor pecuário brasileiro (corte e leite), responsável pela oferta de mais de 6,6 milhões de toneladas de carne bovina e 20 bilhões de litros de leite anuais (ibge, 2009).


Ideia

Laboratório

Protótipo

Escalonamento

Mercado
Código da Agência
08NIT182
Patente
PI0300604-2

Agência Unesp de Inovação

Tel: +55 11 5627.0696

auin@unesp.br

https://auin.unesp.br

Data de depósito
17/02/2003
Inventor(es)

Vera F. M. Hossepian De Lima

Carlos Alberto Moreira

Mariney Pereira Di Tanno Ramalho

EDITAIS ABERTOS
Editais abertos e histórico de chamamentos públicos
[PodInovar] Com apoio da Fapesp e Natura, projeto de inovação tecnológica da Unesp analisou planta leguminosa do cerrado
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

Acesse aqui os registros de patentes da UNESP

ALUMNI

Portal do ex-aluno

Facebook AUIN Unesp Youtube AUIN Unesp Instagram AUIN Unesp