Array

UNESP
AUIN | Agência Unesp de Inovação
   

Tecnologia

CATALISADORES HETEROGÊNEOS PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL 

Carimbo Unesp

Baixo Custo

Biodegradevel

Conservação
Novos Materiais
PROBLEMA

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de biodiesel, porém muitas dificuldades ainda são encontradas em sua produção, como a impossibilidade do uso de matérias-primas com elevado índice de acidez. Soma-se a isso o fato de que os catalisadores homogêneos, normalmente utilizados, promovem a formação de sabão durante a reação, com consequente uso abundante de água para purificação dos produtos e a corrosão dos reatores. Apesar de o Brasil ser o maior produtor mundial de etanol, o metanol ainda é utilizado como solvente na produção do biodiesel.  

SOLUÇÃO

A introdução deste catalisador heterogêneo de estanhossilicato no processo de produção de biodiesel contribui para eliminar os problemas acima descritos e possibilita o uso de matérias-primas diversas, incluindo as de baixo valor de mercado, como óleos e gorduras residuais que apresentam um elevado índice de acidez. Ainda, diferentes rotas catalíticas podem ser empregadas utilizando-se etanol ou metanol como solvente, não há formação de sabão durante a reação e o catalisador pode ser reutilizado (apresentando ótimos valores de conversão), o que proporciona redução nos custos do processo de produção e do produto final.


Ideia

Laboratório

Protótipo

Escalonamento

Mercado
Código da Agência
15AUIN003
Patente
BR102015012386-8

Agência Unesp de Inovação

Tel: +55 11 5627.0696

auin@unesp.br

https://auin.unesp.br

Data de depósito
28/05/2015
Inventor(es)

José Geraldo Nery

Danilo Antonio da Silva  

EDITAIS ABERTOS
Editais abertos e histórico de chamamentos públicos
[PodInovar] Com apoio da Fapesp e Natura, projeto de inovação tecnológica da Unesp analisou planta leguminosa do cerrado
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

Acesse aqui os registros de patentes da UNESP

ALUMNI

Portal do ex-aluno

Facebook AUIN Unesp Youtube AUIN Unesp Instagram AUIN Unesp