Carimbo Unesp
Conservação
Novos Materiais
PROBLEMA

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de biodiesel, porém muitas dificuldades ainda são encontradas em sua produção, como a impossibilidade do uso de matérias-primas com elevado índice de acidez. Soma-se a isso o fato de que os catalisadores homogêneos, normalmente utilizados, promovem a formação de sabão durante a reação, com consequente uso abundante de água para purificação dos produtos e a corrosão dos reatores. Apesar de o Brasil ser o maior produtor mundial de etanol, o metanol ainda é utilizado como solvente na produção do biodiesel.

SOLUÇÃO

A introdução deste catalisador heterogêneo de estanhossilicato no processo de produção de biodiesel contribui para eliminar os problemas acima descritos e possibilita o uso de matérias-primas diversas, incluindo as de baixo valor de mercado, como óleos e gorduras residuais que apresentam um elevado índice de acidez. Ainda, diferentes rotas catalíticas podem ser empregadas utilizando-se etanol ou metanol como solvente, não há formação de sabão durante a reação e o catalisador pode ser reutilizado (apresentando ótimos valores de conversão), o que proporciona redução nos custos do processo de produção e do produto final.

Ideia

Laboratório