Array

UNESP
AUIN | Agência Unesp de Inovação
   

Tecnologia

MATERIAIS TRANSPARENTES E FLEXÍVEIS À BASE DE CELULOSE

Carimbo Unesp

Atrativo

Biodegradevel

Conservação
Novos Materiais
PROBLEMA

Desde a década de 1960, a indústria de eletrônicos busca por displays flexíveis e substitutos do vidro em seus produtos. Uma das limitações em se utilizar o vidro está relacionada à dificuldade em se preparar dispositivos flexíveis/dobráveis, uma vez que os mesmos sofrem fraturas facilmente. Como alternativa, a utilização de polímeros como substratos para dispositivos opto-eletrônicos possibilita a obtenção de sistemas mais leves, flexíveis e portáteis, sem perder a transparência e resistência necessárias. Grande parte dos polímeros empregados hoje em dia são sintéticos ou derivados do petróleo, e requerem diversos tratamentos adicionais para gerar um substrato ideal e, na maioria das vezes, não são biocompatíveis e nem biodegradáveis. Atualmente, há uma grande demanda pela busca de componentes eletrônicos “verdes” ou seja, oriundos de fontes renováveis com alto potencial de reciclagem.

SOLUÇÃO

Materiais com alto grau de transparência, flexibilidade e biocompatibilidade, obtidos a partir de matriz orgânica renovável e componentes inorgânicos. A tecnologia apresenta benefícios como: Transparência de 80 a 90% (550nm); Flexibilidade; Biodegradável (reduz impacto ambiental);biocompatível (pode ser utilizado em aplicações médicas); Construção de membrana “layer by layer”; Resistente a temperaturas de 30 – 250ºC (perda de 20% de massa); Baixa difusão de O2 (28mL/m²/dia); Resistência mecânica (tensão máxima 116MPa; elongação de 2,5%).

 


Ideia

Laboratório

Protótipo

Escalonamento

Mercado
Código da Agência
10AUIN035
Patente
PI1106315-7

Agência Unesp de Inovação

Tel: +55 11 5627.0696

auin@unesp.br

https://auin.unesp.br

Data de depósito
28/01/2011
Inventor(es)

Younès Messaddeq

José Maurício Almeida Caiut

Hernane Da Silva Barud

Sidney José Lima Ribeiro

EDITAIS ABERTOS
Editais abertos e histórico de chamamentos públicos
[PodInovar] Com apoio da Fapesp e Natura, projeto de inovação tecnológica da Unesp analisou planta leguminosa do cerrado
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

Acesse aqui os registros de patentes da UNESP

ALUMNI

Portal do ex-aluno

Facebook AUIN Unesp Youtube AUIN Unesp Instagram AUIN Unesp