Array

UNESP
AUIN | Agência Unesp de Inovação
   

Tecnologia

MEMBRANA DE CELULOSE E PROCEDIMENTO CIRÚRGICO PARA RECONSTRUÇÃO DE TENDÕES E LIGAMENTOS

Carimbo Unesp

Baixo Custo

Biodegradevel

Regeneração
Novos Materiais
Saúde Humana
PROBLEMA

A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é a lesão intra-articular mais comum no joelho. As perdas de tecido capsular, tendinoso e ligamentar das articulações e/ou tecido musculoesquelético, constituem lesões de difícil reparo por meio de regeneração própria. Pela incapacidade desses tecidos renovarem-se, opta-se pela utilização de enxertos de localidades próximas ou distantes aos lesados (enxertos autógenos), porém a morbidade pela retirada desses enxertos ou a dor no local onde foi retirado o enxerto, tornam-se complicações comuns do uso desse material. O uso de aloenxertos ou transplantes alógenos das estruturas citadas também são aplicados em alguns hospitais, restrito a volume limitado de oferta, além de possíveis sítios de infecção bacteriana ou mesmo transmissão de outras doenças infecciosas, ou de uma possível resposta imunológica no organismo hospedeiro. A terceira e última opção de tratamento para eventuais lesões são as próteses sintéticas, que apesar de terem aprovação pela FDA, não são recomendadas na reconstrução primária do LCA, pois falham devido a fragmentações que podem eventualmente conduzir a casos de artrites e sinovites.

SOLUÇÃO

A presente invenção permite uma ampla evolução no campo de reparos de lesões capsulares, tendinosas e ligamentares. Em casos de lesões de ligamento cruzado anterior do joelho, a técnica descrita permite regeneração biológica dos tecidos lesados com tratamentos rápidos, eficientes, imediatos e de custo acessível no reparo dessas lesões. O resultado é obtido sem danos ao tecido musculoesquelético, ocorrendo como inovação das técnicas passadas, ou seja, um novo tecido é acrescido ao organismo sem a associação de mutilação de outras estruturas. Ela: promove regeneração de ligamentos e tendões; utiliza material biocompatível a qualquer paciente (evita rejeição imunológica); utiliza material biodegradável; promove tratamento rápido e eficiente e procedimento simples a custo reduzido.


Ideia

Laboratório

Protótipo

Escalonamento

Mercado
Código da Agência
10AUIN032
Patente
PI1102869-6

Agência Unesp de Inovação

Tel: +55 11 5627.0696

auin@unesp.br

https://auin.unesp.br

Data de depósito
10/06/2011
Inventor(es)

Ana Maria Minarelli Gaspar

Cassiano De Moura Abdalla

Sidney José Lima Ribeiro

Sybele Saska Specian

Younès Messaddeq

FAPESP
EDITAIS ABERTOS
Editais abertos e histórico de chamamentos públicos
[PodInovar] Com apoio da Fapesp e Natura, projeto de inovação tecnológica da Unesp analisou planta leguminosa do cerrado
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

Acesse aqui os registros de patentes da UNESP

ALUMNI

Portal do ex-aluno

Facebook AUIN Unesp Youtube AUIN Unesp Instagram AUIN Unesp