Array

UNESP
AUIN | Agência Unesp de Inovação
   

Tecnologia

POLÍMEROS FOTOCRÔMICOS 

Carimbo Unesp

Atrativo

Conservação

Diversos
Novos Materiais
PROBLEMA

O desenvolvimento de materiais que auxiliem na otimização da luminosidade de ambientes fechados tem aumentado, embora as tecnologias para este fim sejam escassas. A produção de vidros fotossensíveis encontra dificuldades, como a temperatura de fusão dos mesmos.Os polímeros fotocrômicos existentes apresentam alta concentração dos elementos responsáveis pela alteração da transparência/coloração, o que eleva os custos e reduz a transparência. Geralmente, as matrizes que contém esses elementos são sólidas ou semi-sólidas o que inviabiliza/dificulta a sua aplicação em superfícies irregulares. Além disso, o processo de obtenção de tais composições é complexo e custoso.

SOLUÇÃO

A tecnologia consiste na incorporação de materiais fotocrômicos e eletrocrômicos em matrizes de polímeros comumente utilizados. Tais materiais são incorporados em concentrações relativamente baixas e a baixas temperaturas. As matrizes podem ser incorporadas em tintas e vernizes ou podem ser transformadas para o estado sólido em diversos formatos.

Benefícios: Os materiais têm capacidade de alteração de cor mantida por um período de tempo mais longo. A velocidade da reversão da coloração é maior. Baixa concentração dos elementos fotossensíveis permite a manutenção da transparência. Incorporação do material fotossensível em matriz líquida, a baixas temperaturas, permite a aplicação a superfícies irregulares e vidros. O material bloqueia radiação UV e infra-vermelho.  processo de obtenção desta tecnologia é simplificado o que leva a redução de custos de produção.


Ideia

Laboratório

Protótipo

Escalonamento

Mercado
Código da Agência
09NIT002
Patente
PI0905108-2

Agência Unesp de Inovação

Tel: +55 11 5627.0696

auin@unesp.br

https://auin.unesp.br

Data de depósito
26/03/2009
Inventor(es)

Marcelo Nalin

Celso Molina

Hernane Da Silva Barud

Younès Messaddeq

Sidney José Lima Ribeiro

EDITAIS ABERTOS
Editais abertos e histórico de chamamentos públicos
[PodInovar] Com apoio da Fapesp e Natura, projeto de inovação tecnológica da Unesp analisou planta leguminosa do cerrado
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

Acesse aqui os registros de patentes da UNESP

ALUMNI

Portal do ex-aluno

Facebook AUIN Unesp Youtube AUIN Unesp Instagram AUIN Unesp