Os glicocorticóides são fármacos amplamente utilizados como anti-inflamatórios e imunossupressores. No entanto, seu uso apresenta uma série de limitações relacionadas a efeitos adversos e formas farmacêuticas para administração pelas diferentes vias. Ainda, os anti-inflamatórios comerciais apresentam efeitos adversos graves como úlceras gástricas.
A tecnologia permite a obtenção de novos compostos derivados de glicocorticóides, com maior atividade anti-inflamatória e analgésica que os compostos protótipos originais. O perfil farmacocinético diferenciado dos compostos permite que sejam utilizados como uma forma de liberação lenta do glicocorticóide, diminuindo assim a necessidade de administrações múltiplas, facilitando a utilização e melhorando a adesão à terapia pelo paciente.
Â
Â
As principais vantagens da tecnologia são de caráter farmacocinético e farmacodinâmico. As propriedades anti-inflamatórias e analgésicas dos compostos provocam um sinergismo de ação, no sentido de aumentar a potência dessas atividades. Foi observado em testes in vivo que os compostos não causam ulceração gástrica, efeito adverso comum dos anti-inflamatórios comerciais. O composto possui ainda propriedades imunomodulatórias, permitindo seu uso como imunossupressor em processos para evitar a rejeição de órgãos. Pode ser utilizada no tratamento de doenças como: Doenças inflamatórias crônicas de maneira geral; Asma; Doenças alérgicas; Doenças inflamatórias do olho (ex: uveÃte); Doenças inflamatórias intestinais (ex: colite ulcerativa); Rejeição de órgãos; Prevenção de rejeição de órgãos; Doenças autoimunes (ex: psorÃase, reumatismo etc.).