Array

UNESP
AUIN | Agência Unesp de Inovação
   

Tecnologia

ANTI-INFLAMATÓRIOS ESTEROIDAIS

Carimbo Unesp

Agentes Infecionantes

Curativo

Esterilizada e Segura
Novos Materiais
Saúde Humana
PROBLEMA

Os glicocorticóides são fármacos amplamente utilizados como anti-inflamatórios e imunossupressores. No entanto, seu uso apresenta uma série de limitações relacionadas a efeitos adversos e formas farmacêuticas para administração pelas diferentes vias. Ainda, os anti-inflamatórios comerciais apresentam efeitos adversos graves como úlceras gástricas.

SOLUÇÃO

A tecnologia permite a obtenção de novos compostos derivados de glicocorticóides, com maior atividade anti-inflamatória e analgésica que os compostos protótipos originais. O perfil farmacocinético diferenciado dos compostos permite que sejam utilizados como uma forma de liberação lenta do glicocorticóide, diminuindo assim a necessidade de administrações múltiplas, facilitando a utilização e melhorando a adesão à terapia pelo paciente.

 

 


Ideia

Laboratório

Protótipo

Escalonamento

Mercado

As principais vantagens da tecnologia são de caráter farmacocinético e farmacodinâmico. As propriedades anti-inflamatórias e analgésicas dos compostos provocam um sinergismo de ação, no sentido de aumentar a potência dessas atividades. Foi observado em testes in vivo que os compostos não causam ulceração gástrica, efeito adverso comum dos anti-inflamatórios comerciais. O composto possui ainda propriedades imunomodulatórias, permitindo seu uso como imunossupressor em processos para evitar a rejeição de órgãos. Pode ser utilizada no tratamento de doenças como: Doenças inflamatórias crônicas de maneira geral; Asma; Doenças alérgicas; Doenças inflamatórias do olho (ex: uveíte); Doenças inflamatórias intestinais (ex: colite ulcerativa); Rejeição de órgãos; Prevenção de rejeição de órgãos; Doenças autoimunes (ex: psoríase, reumatismo etc.).

Código da Agência
11AUIN003
Patente
PI1100318-9

Agência Unesp de Inovação

Tel: +55 11 5627.0696

auin@unesp.br

https://auin.unesp.br

Data de depósito
18/02/2011
Inventor(es)

Jean Leandro Dos Santos

Chung Man Chin

EDITAIS ABERTOS
Editais abertos e histórico de chamamentos públicos
[PodInovar] Com apoio da Fapesp e Natura, projeto de inovação tecnológica da Unesp analisou planta leguminosa do cerrado
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

Acesse aqui os registros de patentes da UNESP

ALUMNI

Portal do ex-aluno

Facebook AUIN Unesp Youtube AUIN Unesp Instagram AUIN Unesp