EQUIPAMENTO PARA ANÁLISE DE DESGASTE DE PRÓTESE DE QUADRIL

Estimulante

Funcionalidade
Engenharia e Instrumentação

As próteses de articulação de quadril disponíveis no mercado nacional carecem de regulamentação no quesito de durabilidade, sendo a resistência ao desgaste uma dessas características. O retorno precoce de pacientes ao procedimento cirúrgico para substituição das próteses devido ao desgaste excessivo do componente acetabular é uma intercorrência comum.

A presente invenção descreve um equipamento de custo acessível e montagem viável que realiza testes de desgaste em prótese de articulação do quadril. Ele utiliza uma tecnologia mecânica simplificada que contribui para sua viabilidade técnica-financeira. Assim, o uso deste equipamento pode tornar o acesso aos ensaios de desgaste mais abrangente, classificando as próteses quanto a sua qualidade e beneficiando os pacientes, evitando os transtornos de retorno à cirurgia devido ao desgaste prematuro do componente acetabular.

BR102015015941-2

01/07/2015