HISTÓRICO DAS ATIVIDADES DO NÚCLEO
As atividades do Núcleo de Conjuntura e Estudos Econômicos foram iniciadas em 1992 com o objetivo de elaborar análises sobre a conjuntura nacional. Em 1994 as atividades do Núcleo foram reformuladas. Observando a lacuna de informações sobre a economia regional e municipal, organizamos as tarefas dos bolsistas para coletarem dados de finanças públicas - municipal, estadual e federal, consultas ao sistema de crédito (SPC), violência, emprego, renda e população do município de Araraquara. A pesquisa da Cesta Básica, iniciada em 1994, é realizada em 12 supermercados da cidade com resultados divulgados na mídia.
O Núcleo de Conjuntura também elaborou nos anos de 1998 e 1999 os Boletins de Conjuntura dos Municípios de Matão, São Carlos e Araras. Em 1998 os pesquisadores do Núcleo participaram do PRODER - Programa de Emprego e Renda financiado pelo SEBRAE/SP para a região de Araraquara. Em 1999 em parceria com a EPTV o Núcleo coordenou os trabalhos do DESAFIO 2000, estudando e debatendo com a comunidade os rumos da economia regional e de suas 44 cidades sob o sinal da EPTV. Em 2000 o evento foi novamente realizado. Ao final de 2000 e início de 2001 o Núcleo de Conjuntura coordenou os trabalhos do PRODER para Região de Rio Claro e das cidades de Araras, Leme, Pirassununga, Santa Gertrudes e Brotas. Em 2000 o projeto FAPESP em Políticas Públicas sobre desenvolvimento sustentável de Jaboticabal consistiu uma nova área de atuação que trata do desenvolvimento sustentável.
Em 2002 e 2003 desenvolve-se um projeto de organização setorial no município de Tabatinga, com financiamento SEBRAE, para organizar e desenvolver as atividades da indústria local. A organização se baseou na formação da câmara setorial, responsável pelo gerenciamento do Arranjo Produtivo Local da indústria de enxovais, pelúcia e similares. Em 2004 o Núcleo de Conjuntura e Estudos Econômicos estudou a cidade de Taquaritinga, financiado pela Associação Comercial e Industrial de Taquaritinga estruturando as ações da Comissão Municipal de Emprego e a política de expansão de micro empresas.?Em 2006 o Núcleo de Conjuntura e Estudos Econômicos estruturou o Centro de Estudos do Pequeno Varejo do Sindicado do Comércio Varejista de Araraquara e a pesquisa mensal sobre a atividade econômica das pequenas empresas comerciais, de acordo com a metodologia da Federação do Comércio do Estado de São Paulo. O objetivo é acompanhar, mensalmente, a situação econômica da atividade de pequeno varejo e fornecer subsídios às políticas setoriais. Em 2008 e 2009 o Núcleo de Conjuntura desenvolveu em pareceria com a Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Engenharia Civil e Urbana e a Secretaria de Patrimônio da União uma pesquisa sobre o potencial econômico da região Central do Estado de São Paulo.
Em 2013 o Núcleo de Conjuntura inaugura a atividade Estudos Empresariais & Conjunturais com objetivo de apoiar a decisão empresarial nas áreas de Finanças, Contabilidade de Custos, Gestão de Organizações e Estratégia Empresarial e a Carta de Economia Regional.
As atividades em 2016 inauguram as Áreas de Finanças e Empreendedorismo, além da existente Conjuntura da Região Central do Estado de São Paulo. Em Finanças apresentaremos estudos das empresas de capital aberto e em Empreendedorismo artigos sobre desafios dos Novos Negócios, Spin-Offs e Start-ups.
Saiba mais em http://www.fclar.unesp.br/#!/departamentos/economia/necee/