+ inovações sociais

Inovação Social

Teste de Rastreamento por Pool de Saliva para COVID19

A AGÊNCIA UNESP DE INOVAÇÃO reconhece a presente inovação de natureza: Produção Tecnológica, do tipo: Desenvolvimento de Técnica, outorgada aos seus titulares como uma propriedade da invenção caracterizada como INOVAÇÃO SOCIAL, garantindo os direitos dela decorrentes, previstos na legislação em vigor.

Número do Depósito AUIN: PI 0004397-4

Título:  RASTREAMENTO EPIDEMIOLÓGICO-MOLECULAR POR POOL DE SALIVA EM PACIENTES E TRABALHADORES PARA RETORNO PARA LIMITAR INTRODUÇÃO E DISSEMINAÇÃO DO SARS-COV-2 EM SERVIÇOS DE SAÚDE.

Título:   Rejane Maria Tommasini Grotto1,2,3, Alexandre Naime Barbosa2,3, Lucas Gabriel Ribeiro1,2,3, Cristiane Nonato da Silva2, Raphael Pereira Cassamassimo2, Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza2,3

Filiação: 1Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu, 2Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, 3Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Medicina, Botucatu São Paulo.

Expedida em: 15 de Setembro de 2020.

Implementado em âmbito: (   ) Local    (X) Estadual   (   ) Nacional

Resumo da Inovação Social:  O SARS-Cov-2 apresenta grande potencial para disseminação no interior de serviços de saúde, com graves riscos aos profissionais e pacientes. Para evitar a introdução e circulação do vírus, é necessária rigorosa triagem de sintomáticos. Ainda assim, existe a possibilidade de transmissão por assintomáticos e oligossintomáticos. Esta tecnologia consiste num método epidemiológico-molecular de triagem periódica de profissionais da saúde, pacientes internados em hospital, profissionais de universidades e outros serviços públicos ou privados por razão não associada à COVID-19, para identificação de SARS-Cov-2 em saliva. Saliva da cavidade oral é coletada e utilizada como fonte para constituição do pool de até 15 sujeitos, em periodicidade variável conforme risco ocupacional. Cada pool será processado para detecção do SARS-CoV-2 por Reação em Cadeia da Polimerase Precedida de etapa de transcrição reversa (RT-qPCR). Em casos de pools positivos, os testes serão repetidos em alíquotas individuais. Os sujeitos positivos serão encaminhados ao epidemiologista responsável, autor deste estudo, para realização do diagnóstico e isolamento imediato. A equipe de epidemiologia realizada o rastreamento, acompanhamento e conduta dos contactantes do sujeito detectado para SARS-CoV-2.

Aplicação nos serviços de Saúde e no Sistema Único de Saúde e outros:  Intervenção epidemiológica-laboratorial no âmbito de serviços vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Esta proposta possibilitará a abordagem multimodal (ou seja, em diversos aspectos) do controle de infecção e da saúde ocupacional em um complexo ligado a hospitais, universidades e outros serviços que o necessitem. O modelo proposto configura níveis de atenção à saúde para controle da transmissibilidade do SARS-CoV-2