AUIN

Logo AUIN V1
   

Notícia

Ambientes de inovação: Unesp inaugura Fablab em Sorocaba

17/04/2024
 O espaço, que contou com apoio da Auin, Proec e Propeg, é equipado para facilitar o desenvolvimento de tecnologias em diferentes escalas

Amanda Mendes 

amanda.m.anjos@unesp.br 

img-0141-m18_u52_17042024083249

Fotos: Agência Unesp de Inovação

 

A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – campus Sorocaba, inaugurou na última sexta-feira (12), o FabLab do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICTS), espaço multiusuário destinado à inovação e equipado para facilitar o desenvolvimento de tecnologias em diferentes escalas. 

Este ambiente foi conquistado com apoio do edital 001/2022, promovido pela Agência Unesp de Inovação (Auin), junto à Pró-reitoria de Extensão e Cultura e à Pró-Reitoria de Planejamento Estratégico. Além da unidade de Sorocaba, nos próximos meses a Universidade contará com mais 11 Fablabs nos campi: Araraquara, Bauru, Botucatu, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana e São João da Boa Vista.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da vice-reitora, professora doutora Maysa Furlan, chefe de gabinete, professor doutor Cesar Martins, diretor do ICTS – Sorocaba, professor doutor Roberto Lourenço, diretor e assessor da Auin, professor doutor Saulo Guerra e professor doutor Marcelo Orlandi, além de professores e discentes da unidade.

Para a vice-reitora, incentivar a inovação na trajetória acadêmica será fundamental para a formação dos discentes em diferentes áreas do conhecimento.

“Também será importante para a população, pois proporcionará a divulgação e o letramento científico. Assim, esse projeto impacta diversas dimensões da universidade e oportuniza a extensão de projetos”, destaca a professora Maysa Furlan. 

O chefe de gabinete ressaltou que esses ambientes poderão aproximar ainda mais os discentes de graduação e pós-graduação com a inovação, pesquisa e extensão. 

 

Inovação para além da Universidade

 

img-0227-1-m18_u52_17042024083517

Segundo o diretor da Auin, os Fablabs terão tecnologia disponível para materializar ideias e projetos. “O início das inaugurações dos Fablabs é um momento de muita alegria e realização, pois consolida um trabalho que vem sendo feito nesta gestão, onde a Agência se mostrou protagonista no incentivo à inovação, mas não apenas com a oferta de recursos, já que auxiliou as unidades na aquisição de equipamentos que podem concretizar resultados de pesquisas científicas, ou seja, transformá-los em produtos e serviços”, explica o professor Saulo. 

“Além disso, é um novo ecossistema para ser compartilhado com a sociedade, fomentando a integração para além dos muros da Universidade e contribuindo com o desenvolvimento tecnológico”, complementa o diretor da Auin. 

A expectativa do diretor do ICTS, Roberto Lourenço é que este Fablab seja um ambiente para elaboração de novas tecnologias e protótipos disponíveis à sociedade. “Os conhecimentos desenvolvidos aqui poderão contribuir na solução de diversos problemas, por exemplo, ambientais, de qualidade da água, ar e solo, com a colaboração dos nossos pesquisadores e discentes”.

 

Sobre os Fablabs 

 

img-0138-m18_u52_17042024083531

Conforme o gerente de Empreendedorismo da Auin e idealizador deste projeto na Unesp, professor doutor Rafael Simões, esse modelo de laboratório foi proposto pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) como forma de incentivar o desenvolvimento tecnológico. 

“Atualmente, os FabLabs compõem uma rede global de laboratórios que disponibilizam acesso a ferramentas para fabricação digital e tem potencial de gerar processos inventivos. São espaços públicos para a construção de projetos tecnológicos. Assim, estudantes, educadores, empresas, profissionais autônomos, curiosos e especialistas podem adquirir conhecimento, trocar experiências e utilizar os equipamentos para concretizar seus projetos”, explica o professor Rafael. 

O assessor administrativo da Auin, Marcos Tavares, acompanhou este projeto desde o início com a publicação do edital. “Inaugurar o primeiro Fablab é como ver um projeto sair efetivamente do papel, ganhando vida com a presença de discentes e pesquisadores. Estamos muito ansiosos com os resultados que esses laboratórios podem trazer à Universidade”.

 

Desenvolvimento tecnológico e mais inovação na trajetória acadêmica 

 

img-0203-m18_u52_17042024083545

De acordo com o coordenador do Fablab do ICTS, professor doutor Eduardo Liberado, este espaço poderá contribuir com o avanço tecnológico no município, à medida que busca atender não apenas as demandas do campus, mas também da comunidade externa à Universidade, por meio de projetos de pesquisa, extensão, inovação e disseminação dos conhecimentos. 

O professor Eduardo acredita que o cenário econômico de Sorocaba reforça a importância de um espaço como este para a formação de novos profissionais e desenvolvimento de diversos projetos. “A cidade possui cerca de 22 mil empresas, dessas, mais de duas mil são indústrias e os principais segmentos da cidade são o de máquinas e metal mecânico, com crescente destaque para os setores de automação e de energias renováveis. Este contexto proporciona uma enorme demanda para formação de recursos humanos e para geração de novos produtos e processos, muitos dos quais com grandes possibilidades para desenvolvimento aqui”, ressalta. 

“Para isso, o FabLab-ICTS irá buscar parcerias com todos os segmentos do setor industrial, além de cursos em outras universidades públicas da cidade, como a Universidade Federal de São Carlos e a Faculdade de Tecnologia de São Paulo, escolas de ensino fundamental e médio, a Universidade do Trabalhador e instituições particulares de ensino superior”, acrescenta o coordenador do Fablab.

Para o discente de Engenharia de Controle e Automação do ICTS, Vinícius Zancheta, esse ambiente poderá contribuir de maneira significativa na sua formação acadêmica. “Aqui vou conseguir desenvolver projetos e me especializar cada vez mais de acordo com as demandas do mercado de trabalho”. 

 

A inauguração contou com a cobertura da TV Unesp e vai ao ar nas próximas semanas no Programa Unesp Notícias.