AUIN

Logo AUIN V1
   

Notícia

Invenção Unespiana: Formulação de shampoo antifúngico com extrato lipossolúvel do resíduo da planta Sisal 

18/10/2021

Grupo de pesquisadores da Unesp de Assis cria formulação de shampoo antifúngico a partir de resíduos da planta sisal, espécie cultivada no nordeste brasileiro, cujas folhas são utilizadas para a produção de fibras duras empregadas pela indústria automobilística nacional e internacional.

A inovação promovida pelos pesquisadores da Unesp soluciona três problemas próprios do Brasil, o maior produtor de sisal do mundo. O primeiro é referente à alta incidência de dermatomicoses, doenças de pele causadas por fungos, em pessoas que residem em países com clima tropical. O segundo é o descarte de 95% dos resíduos da sisal, tendo em vista que apenas 5% do material extraído da planta é utilizado pela indústria automobilística. Por fim, o terceiro corresponde à crise que tem se instaurado entre aqueles cuja renda depende do plantio da sisal, tendo em vista à substituição da fibra dura, extraída da planta, pela fibra sintética, produzida artificialmente.

A formulação do shampoo, portanto, representa uma inovação na indústria fitoterápica, por seu caráter antifúngico eficaz, uma alternativa sustentável ao material que seria descartado e uma oportunidade de geração de renda para as famílias que vivem na região sisaleira, a qual está entre as mais pobres do país, segundo o estudo dos pesquisadores da Unesp. Cabe ressaltar que indústria de fitoterápicos figura atualmente como um dos campos da área medicinal com maior potencial de evolução do mercado brasileiro, segundo estudo publicado no periódico Ciência & Saúde.

O shampoo criado não é nocivo à pele, nem causa intoxicação em caso de ingestão acidental. Além disso, o composto é eficaz no combate ao fungo Tricophyton rubrum, o maior causador de dermatomicoses no Brasil. De acordo com a professora Lucinéia dos Santos, docente envolvida na pesquisa, as maiores vantagens do uso de fitoterápicos se pautam no fato de que estes representam uma opção adicional de tratamento medicamentoso, com ativos de origem natural, eficazes e de baixo custo. “Como resultado, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a comercialização do shampoo antifúngico do sisal promoverá uma melhoria da condição econômica e social das famílias que vivem na região sisaleira do Brasil”, adiciona Lucinéia.

 

A invenção foi patenteada e agora está disponível para contratação. Os interessados devem entrar em contato conosco através dos canais: