TERAPIA NATURAL DE BAIXO CUSTO PARA TRATAMENTO DE ENVENENAMENTO POR PICADA DE SERPENTE

Baixa Complexidade

Baixo Custo

Produção Rápida
Biotecnologia
Saúde Humana

O envenenamento ofídico foi classificado como uma doença tropical negligenciada de acordo com a Organização Mundial da Saúde, sobretudo em países em desenvolvimento, onde o acesso ao soro ofídico é precário ou até mesmo inexistente. Acidentes ofídicos com cascavel causam, entre outros sintomas, a insuficiência renal aguda, que é a principal complicação e causa de óbito. Além disso, outro problema é que as características específicas do veneno de cascavel tornam a produção do soro cara e com casos de reações adversas e ineficaz na neutralização de danos teciduais locais.

Essa invenção usa extratos obitdos de raízes, caules, cascas e folhas de espécies vegetais do gênero Rhizophora no preparo de medicamentos de uso terapêutico contra envenenamento causado por picada de serpente,mais especificamente por picadas de cascavel. Os extratos de Rhizophora mostraram-se em ensaios como ótima alternativa complementar, com processo de produção mais rápido, barato e acessível.

BR 102017014544-1

05/07/2017