PROCESSO PARA PRODUÇÃO DE MATERIAL SÓLIDO RICO EM CARBONO E NUTRIENTES A PARTIR DA VINHAÇA E BAGAÇO DA INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA

Biodegradevel

Conservação

O Brasil é o maior produtor de etanol e açúcar a partir da cana-de-açúcar, sendo que durante esse processo são geradas anualmente milhões de toneladas de resíduo composto por vinhaça e bagaço de cana. Além disso, com o constante aumento da produção de etanol, tornou-se necessário a busca por opções para o aproveitamento destes resíduos.

A tecnologia proposta oferece um processo para a produção de um material rico em carbono e nutrientes, o qual poder ser utilizado como um fertilizante organomineral. Em virtude de ser obtido  pela carbonização hidrotérmica da vinhaça e do bagaço, este produto apresenta grande capacidade para reter água, contribuindo para sua maior eficiência em relação aos demais fertilizantes encontrados no mercado atualmente. Além disso, este produto propõe um destino adequado aos resíduos de vinhaça e bagaço de cana visando agregar valor aos mesmos e fechar um ciclo produtivo da indústria.

BR102016002221-5

01/02/2016