COMPÓSITO ANTIESTÁTICO PRODUZIDO COM RESÍDUO INDUSTRIAL DE COURO PARA APLICAÇÃO COMO PISO E REVESTIMENTO.

Baixa Toxidade

Biodegradevel

Conservação
Engenharia e Instrumentação
Novos Materiais

O resíduo industrial de couro tem sido problema ambiental e econômico, uma vez que este material requer altos custos para ser descartado de uma forma ecologicamente correta. Neste sentido, tem-se buscado alternativas para o aproveitamento deste resíduo. O principal meio encontrado para a utilização deste substrato fora a produção de um compósito antiestático, o qual tem a capacidade de solucionar um problema enfrentado por diversas indústrias: o acúmulo de carga estática.

A tecnologia proposta descreve um material com propriedade antiestática para revestimento de pisos ou outras superfícies, o qual pode ser aplicado nas indústrias que possuem tais complicações. Outro benefício encontrado nesse material se dá pelo fato de ele possuir maior condutividade de corrente elétrica do que outros produtos encontrados no mercado atualmente. Além destas vantagens, esta invenção proporciona uma solução viável para os problemas ambientais e econômicos gerados pelo descarte do resíduo industrial do couro.

BR 10 2015 001534 8

23/01/2015