SISTEMA VARISTOR DE BAIXA TENSÃO A BASE DE SNO2

Baixa Complexidade

Novos Materiais

Todas as redes elétricas (comerciais e residenciais) sofrem surtos de sobretensão que podem provocar a queima de equipamentos. Assim, sistemas varistores que possam ser inseridos em tais redes são uma solução para proteção de dispositivos domésticos e industriais.

A invenção proposta descreve um varistor de baixa tensão composto por nanofitas de SnO2. Esta nova composição varistora apresenta um coeficiente de não-linearidade (α) de aproximadamente 16, mantendo valores competitivos de outras propriedades eletrônicas, sendo que o  valor da corrente de fuga permanece reduzido, o que confere a este material características de interesse para utilização em redes de distribuição elétrica.

BR 10 2016 008812 7

20/04/2016