O Brasil é um dos principais produtores de biodiesel do mundo, ocupando o 2º lugar na produção mundial de biodiesel e o 3º em consumo. Visando aumentar o desenvolvimento desta tecnologia, o número de agricultores participantes do Programa de Produção e Uso de Biodiesel cresce cada vez mais devido aos ótimos resultados de pesquisa, desenvolvimento e investimento em oleaginosas sustentáveis.
Entretanto, existem diversos desafios científicos e tecnológicos para serem superados, destacando-se a necessidade de desenvolvimento de novos catalisadores eficientes, sustentáveis, seletivos e baratos. Esta tecnologia descreve um novo catalisador heterogêneo para a produção de biodiesel, que apresenta alta eficiência e excelentes rendimentos em sua produção.
Este novo catalisador heterogêneo utiliza compostos não tóxicos em sua composição, apresenta alta eficiência e excelentes rendimentos para a produção de biodiesel. Além disso, pode ser reutilizado durante vários processos de produção, reduzindo custos de energia, baixa ocorrência de insumos e resíduos e, consequentemente redução no custo do processo de produção e produto final obtido.