Array

UNESP
AUIN | Agência Unesp de Inovação
   

Tecnologia

PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ÁCIDO ACRÍLICO A PARTIR DE GLICEROL

Carimbo Unesp

Atrativo

Biodegradevel

Diversos
Novos Materiais
PROBLEMA

O ácido acrílico é um produto amplamente utilizado na indústria química e atualmente a sua principal forma de obtenção é a partir da oxidação do propileno, uma olefina derivada do petróleo. Através desta tecnologia é possível a obtenção do ácido acrílico a partir da conversão do glicerol, um subproduto da produção de biodiesel, sendo assim, um método totalmente ecológico para a sua obtenção. Outro diferencial é a conversão do glicerol em ácido acrílico em uma única etapa, diferentemente dos procedimentos encontrados atualmente, dessa forma, a tecnologia proporciona essa conversão de forma mais rápida e econômica, além de poder resolver um dos problemas das empresas que atuam na produção de biodiesel, que é a geração de glicerina.

SOLUÇÃO

É possível produzir ácido acrílico de uma maneira totalmente ecológica e em uma única etapa utilizando um catalisador de vanadossilicato, diminuindo assim o tempo e o custo de sua produção, além de que, empregando esta tecnologia as empresas que atuam na produção de biodiesel podem ter a resolução de um de seus problemas, que é a geração de glicerina.


Ideia

Laboratório

Protótipo

Escalonamento

Mercado
Código da Agência
14AUIN009
Patente
BR102014011447-5

Agência Unesp de Inovação

Tel: +55 11 5627.0696

auin@unesp.br

https://auin.unesp.br

Data de depósito
12/05/2014
Inventor(es)

Alex Silva Paula 

Luiz Gustavo Possato 

Leandro Martins 

José Geraldo Nery 

FAPESP
EDITAIS ABERTOS
Editais abertos e histórico de chamamentos públicos
[PodInovar] Com apoio da Fapesp e Natura, projeto de inovação tecnológica da Unesp analisou planta leguminosa do cerrado
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

Acesse aqui os registros de patentes da UNESP

ALUMNI

Portal do ex-aluno

Facebook AUIN Unesp Youtube AUIN Unesp Instagram AUIN Unesp