PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ÁCIDO ACRÍLICO A PARTIR DE GLICEROL

Biodegradevel

Novos Materiais

O ácido acrílico é um produto amplamente utilizado na indústria química e atualmente a sua principal forma de obtenção é a partir da oxidação do propileno, uma olefina derivada do petróleo. Através desta tecnologia é possível a obtenção do ácido acrílico a partir da conversão do glicerol, um subproduto da produção de biodiesel, sendo assim, um método totalmente ecológico para a sua obtenção. Outro diferencial é a conversão do glicerol em ácido acrílico em uma única etapa, diferentemente dos procedimentos encontrados atualmente, dessa forma, a tecnologia proporciona essa conversão de forma mais rápida e econômica, além de poder resolver um dos problemas das empresas que atuam na produção de biodiesel, que é a geração de glicerina.

É possível produzir ácido acrílico de uma maneira totalmente ecológica e em uma única etapa utilizando um catalisador de vanadossilicato, diminuindo assim o tempo e o custo de sua produção, além de que, empregando esta tecnologia as empresas que atuam na produção de biodiesel podem ter a resolução de um de seus problemas, que é a geração de glicerina.

BR102014011447-5

12/05/2014